Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 22º

Cerca de 35 mortos num ataque no noroeste da Nigéria

Pelo menos 35 pessoas morreram num ataque perpetrado por insurgentes islâmicos vestidos de soldados junto a uma mesquita no noroeste da Nigéria, naquele que é o segundo ataque do género registado este mês, informou hoje fonte oficial.

Cerca de 35 mortos num ataque no noroeste da Nigéria
Notícias ao Minuto

22:12 - 23/08/13 por Lusa

Mundo Islamismo

O ataque ocorreu na segunda-feira, mas a informação apenas foi tornada pública hoje, uma vez que as ligações telefónicas foram cortadas na cidade que foi palco do ataque, revelou a mesma fonte, citada pela agência France Presse.

De acordo com fonte militar, que solicitou anonimato, além dos 35 mortos, pelo menos 14 outras pessoas ficaram feridas no ataque perpetrado por simpatizantes do movimento rebelde islâmico Boko Haram, que, vestidos de militares, assumiram posições na madrugada de segunda-feira num cruzamento desta cidade e dispararam contra os fiéis que saíam de uma mesquita depois das orações da manhã.

A mesma fonte disse ainda que este ataque terá sido uma represália contra um raide efetuado por soldados nesta cidade do noroeste do país há já algumas semanas, do qual resultou a detenção de vários membros do Boko Haram.

No início do mês, homens suspeitos de pertencerem ao Boko Haram levaram a acabo um ataque contra uma mesquita em Konduga, matando 44 fiéis. Pelo menos 12 pessoas ficaram também feridas num outro ataque numa cidade próxima de Konduga, no noroeste do país.

As autoridades acreditam que estes ataques sejam uma vingança contra grupos de vigilantes que apoiam os militares contra o Boko Haren, um movimento que se tem vindo a insurgir no país desde 2009.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório