Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 26º

Capacetes Brancos dizem que EUA congelaram fundos destinados ao grupo

Líder da organização diz que os Estados Unidos cortaram, repentinamente, os fundos do grupo. Capacetes Brancos têm estado no centro de uma autêntica batalha de propaganda, sendo apelidados de heróis pelo Ocidente e por parte da população síria e acusados de manipuladores e de terem ligações a grupos jihadistas pela Rússia e pelo regime de Assad.

Capacetes Brancos dizem que EUA congelaram fundos destinados ao grupo
Notícias ao Minuto

19:40 - 04/05/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Síria

A organização não governamental Defesa Civil da Síria, mais conhecida como Capacetes Brancos, poderá ter os fundos provenientes dos Estados Unidos congelados. Quem o diz é o líder da organização, Raed Saleh, à CBS News.

Saleh diz que os Capacetes Brancos não estão a receber quaisquer fundos dos Estados Unidos, de onde provém cerca de um terço do financiamento do grupo, e que não foi notificado pelas autoridades norte-americanas.

No final de março, o presidente Donald Trump congelou cerca de 200 milhões de dólares (cerca de 167 milhões de euros) destinados à recuperação da Síria, devastada por uma guerra que dura há mais de sete anos, o que coloca em causa a atuação de vários grupos no terreno, incluindo os Capacetes Brancos.

O mesmo responsável da organização demonstrou a sua estranheza com o congelamento dos fundos, uma vez que em março, garante, os encontros com os responsáveis norte-americanos foram “muito positivos”, existindo, segundo o próprio, intenções para o estabelecimento de acordos a longo prazo.

Cerca de um mês depois, o cenário é diferente e Saleh teme pelo futuro dos Capacetes Brancos. “Em último caso, [o congelamento de fundos] terá um impacto negativo na capacidade humanitária dos trabalhadores em salvarem vidas”, lamenta o líder da organização.

Os Capacetes Brancos são uma ONG composta por cerca de três mil voluntários na Síria, cuja missão é salvar a cabo missões de resgate, sobretudo nos destroços das bombas lançadas pelo regime de Bashar al-Assad e pela aviação russa. O grupo atua nas áreas controladas pelos opositores do regime e a denúncia do alegado uso de armas químicas em Douma, que levou Estados Unidos, Reino Unido e França a bombardear posições estratégicas do regime sírio, partiu dos Capacetes Brancos.

No entanto, a organização tem gerado imensa polémica e estado no centro de autênticas guerras de propaganda. A Rússia e o regime acusam os Capacetes Brancos de estarem ligados a grupos jihadistas e de manipularem as missões de resgate de forma a conseguirem apoio dos países ocidentais, que são parte fundamental no seu financiamento. A Rússia acusa os Capacetes Brancos de serem parciais na guerra da Síria e diz que organização encenou o ataque em Douma

A organização desmente as acusações e garante que o seu único objetivo é salvar os civis apanhados no centro de uma guerra que entrou no seu oitavo ano e que não parece ter fim à vista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório