Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Rússia indica que peritos internacionais concluíram investigação em Douma

A Rússia disse hoje que os inspetores da missão internacional concluíram a sua investigação na cidade síria de Douma, onde um alegado ataque com armas químicas motivou um forte aumento das tensões internacionais.

Rússia indica que peritos internacionais concluíram investigação em Douma
Notícias ao Minuto

17:23 - 04/05/18 por Lusa

Mundo Síria

O porta-voz do ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, disse que a equipa de peritos da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAC) "terminou a sua missão" destinada a esclarecer o suposto ataque de 07 de abril nesta cidade então ainda controlada por milícias rebeldes que combatiam as forças de Damasco.

O envio da equipa internacional para Douma registou diversos atrasos, justificados com razões de segurança. O alegado ataque químico causou pelo menos 40 mortos, segundo equipas de socorro.

A OPAC, com sede na Holanda, deverá elaborar um relatório baseados nas investigações promovidas no terreno, mas não está mandatada para atribuir responsabilidades.

A porta-voz do ministério russo dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, disse que os inspetores recolheram amostras num laboratório e num depósito.

As potências ocidentais acusaram o Governo sírio, apoiado pela Rússia, de ter utilizado gás químico em Douma. Em resposta, os Estados Unidos, França e Reino Unido bombardearam instalações governamentais onde supostamente se produziam e armazenavam armas químicas, uma alegação firmemente desmentida por Damasco, e por Moscovo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório