Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Sorrisos e longos apertos de mão. "Uma nova História começa agora"

Os dois líderes coreanos encontraram-se na zona desmilitarizada entre os dois países, na vila fronteiriça de Panmunjom.

Notícias ao Minuto

08:30 - 27/04/18 por Sara Gouveia

Mundo Coreias

Desde a guerra coreana em 1950-53 que um líder norte-coreano não punha os pés em solo sul-coreano. Mas foi com um sorriso que Kim Jong-un, o líder norte-coreano esticou a mão na direção do também sorridente, Moon Jae-in, o homólogo da Coreia do Sul.

Os dois homens encontraram-se em Panmunjom, a vila que faz fronteira entre os dois países. Um dos poucos locais em que não existem cercas de arame farpado ou minas entre os dois países.

O encontro presume uma trégua, não um tratado, o que significa que tecnicamente ainda se encontram em guerra. Mas durante este encontro o que mais se viu foram sorrisos e longos apertos de mão.

"Estava entusiasmado para conhecer este lugar histórico e é tocante que tenha vindo até à linha que demarca a fronteira para me cumprimentar em pessoa", disse Kim Jong-un a  Moon Jae-in, conta a Reuters.

"Foi a sua grande decisão de cá vir", ouviu em resposta. O que foi uma coisa que nem o avô ou o pai do ditador norte-coreano alguma vez fizeram.

O ambiente afável entre os dois homens contrasta com a tensão entre os dois países durante o ano passado aquando dos testes nucleares levados a cabo pelo Norte. No entanto, desde janeiro que as suas relações têm vindo a melhorar, sobretudo desde os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyongchang, onde as equipas desfilaram juntas sob a mesma bandeira.

Durante a visita, Kim Jong-un assinou o livro de convidados. "Uma nova História começa agora. Um início histórico de uma era de paz", podia ler-se na mensagem.

Veja as imagens do encontro histórico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório