Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Coimbra acolhe Encontro Internacional de Cafés Históricos Europeus

Evento reúne os responsáveis de alguns dos cafés históricos mais bonitos da Europa e vai discutir, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural e da Semana Cultural da Universidade de Coimbra, a importância destes espaços nos circuitos turísticos-culturais e encontrar formas de colaboração e intercâmbio.

Coimbra acolhe Encontro Internacional de Cafés Históricos Europeus
Notícias ao Minuto

10:00 - 12/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Tempos 'antigos'

As diversas iniciativas, a ter lugar durante dois dias, são de participação livre já que são para ter lugar num café e, evidentemente, em ambiente de tertúlia.

Les Deux Magots de Paris, o L’Ópera de Barcelona, o Kiposde Chania, o Central de Budapeste ou o Majestic do Porto são exemplos de cafés que, mais do que meros estabelecimentos comerciais, são testemunhas preferenciais de décadas de convivência social, tertúlias artísticas e debates políticos. Ouvir as histórias que acolheram, as tradições que preservaram e os desafios a que continuamente  respondem, bem como conhecer a forma como se preparam para os permanentes desafios que lhes  são colocados a são os grandes motivos para sentar a uma mesma mesa de um café os proprietários dos… cafés!

'Os Cafés Históricos como Património Cultural' é o lema de um Encontro Internacional de Cafés Históricos da Europa que se vai realizar nos dias 20 e 21 de abril em Coimbra, na Casa da Escrita e no Café Santa Cruz, e que simultaneamente promoverá reuniões de trabalho onde serão discutidas formas de colaboração e intercâmbio e proporcionará momentos de debate em ambiente de tertúlia sobre os cafés enquanto espaços do património cultural com lugar na(s) história(s) da Europa.

Nas sessões públicas, com intervenções iniciais de um conjunto de convidados, vão ser abordados temas como 'A importância dos Cafés na transformação da esfera pública', 'Os Cafés Históricos e as Redes de Património Cultural' e  'Os Cafés Históricos como Património Turístico'.

Numa perspectiva oficial, espera-se das reuniões de trabalho entre os diversos participantes de 'Os Cafés Históricos como Património Cultural' a proposta de criação de uma Rede de Cafés Históricos da Europa, bem como uma Rota Europeia dos Cafés Históricos a incluir como novo Itinerário Cultural do Conselho da Europa e ainda o estabelecer do Dia Europeu do Café Histórico.

Estão confirmadas as participações de entidades oficiais nacionais, representantes da Rotas dos Cafés com História de Portugal, Cafés Históricos de Espanha e diversos cafés europeus.

'Os Cafés Históricos como Património Cultural' é uma iniciativa do Café Santa Cruz , co-organizada em conjunto com a Associação dos Cafés com História de Portugal (ACH) e a Associação Europeia dos Cafés Históricos (EHICA), integrada na 20.ª Semana Cultural da Universidade Coimbra e no Ano Europeu do Património Cultural.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório