Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Rotina de beleza: Lavar o cabelo apenas uma vez por semana

A ideia não é tornar-se menos higiénico, mas proteger a saúde do cabelo.

Rotina de beleza: Lavar o cabelo apenas uma vez por semana
Notícias ao Minuto

10:12 - 19/03/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Cabelo

Provavelmente já ouviu dizer que lavar o cabelo todos os dias não é o mais indicado para a saúde do mesmo, que demora cerca de 24 horas a secar totalmente.

Numa tentativa de contornar o problema, há quem opte pelo champô seco como um meio termo em que não está a abdicar da limpeza do cabelo, mas também não o expõe à água, o que resulta no (demorado) processo de secagem que, sem o champô seco, acaba por acontecer mesmo ao final do dia, quando se deita.

Mas porque a ‘solução’ do champô seco não funciona com todos os tipos de cabelo, ou porque há a errada ideia de que este é um produto para se usar dia sim, dia não, lavá-lo propriamente apenas uma vez por semana é uma alternativa saudável – e higiénica – que deve experimentar.

Conta a Women’s Health norte americana que vários são os estudos que apontam os agressivos danos do ato de lavar o cabelo: os champôs impedem a produção de óleos e as defesas naturais do cabelo e o amaciador apenas repõe em parte os níveis de hidratação que o cabelo carece.

Posto isto, lavar o cabelo o menor número de vezes possível parece a melhor opção – desde que não prescinda da sua limpeza. Segundo os especialistas, a regra é simples: faça-o apenas quando o cabelo estiver oleoso, e não quando acha que o deve fazer simplesmente porque já passaram dois dias.

Ainda que as dicas apontadas não previnam o seu cabelo de ser lavado depois de um treino intensivo no ginásio, vale a pena conhecê-las e por em prática nas semanas mais calmas, pela saúde do seu cabelo:

Lave-o ao domingo: É neste dia que nos preparamos para a semana que aí vem. Arrumar a casa, por as roupas em dia, preparar as marmitas e, agora, tratar do cabelo. Embora lavá-lo à segunda iria garantir tê-lo mais ‘fresco’ para a restante semana, se o vai lavar apenas uma vez será melhor fazê-lo com tempo, pelo que domingo é apontado como melhor dia.

Aplique o champô duas vezes para garantir uma limpeza mais profunda: a primeira aplicação vai retirar as impurezas e óleos presentes no cabelo. A segunda, garante a limpeza propriamente dita dos fios de cabelo.

Pentear o cabelo antes de o molhar vai ajudar a eliminar a oleosidade presente no cabelo, que pode estar acumulado na zona do couro cabeludo. Depois de molhado, aplique o champô e massaje com calma. De seguida, passe ao amaciador sem exagerar na dose nem chegar ao couro cabeludo.

À segunda-feira, mantenha-o fresco: O seu cabelo acabou de ser lavado e merece passar o dia solto. Evite o vapor do duche de corpo que provavelmente não prescinde de manhã com uma touca de banho – o simples vapor da água durante um duche rápido terá efeito no aspeto do cabelo.

Se sentir necessidade de algum produto de styling, opte por um amaciador em spray, mas apenas nas pontas.

Ao longo da semana, quando sentir que está a perder o volume, divida o cabelo em quatro partes, ou seis, se tiver um cabelo mais denso – e enrole cada madeixa em si e aguente por cerca de 10 segundos. Aplique um produto finalizador para mantê-lo com movimento por mais tempo. À noite, prenda o cabelo no alto da cabeça, sem apertar muito.

Mais para o final da semana, poderá aplicar o champô seco se sentir que o cabelo precisa de ser limpo e estiver demasiado oleoso. Idealmente, o champô seco deve ser aplicado antes de dormir, e massajado com delicadeza no couro cabeludo.

Depois do champô seco, é altura de ser criativo: O cabelo começa a perder movimento e volume e carece de alternativas. Uma trança ou uma boina serão boas opções para estes casos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório