Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Hoje é dia Mundial do Sono, acerte os seus horários

O sono é de tal relevância para a saúde e bem estar de cada indivíduo que a comunidade médica \não deixa de abordar o tema.

Hoje é dia Mundial do Sono, acerte os seus horários
Notícias ao Minuto

07:00 - 16/03/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Sono

Foi com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do sono para uma boa qualidade de vida que se criou o Dia Mundial do Sono, que se assinala na sexta-feira anterior ao equinócio da Primavera, uma data que este ano calha a 16 de março.

A comemorar a data, a Associação Portuguesa de Sono relembra a importância que há em ‘acertar’ a nossa rotina diária ao relógio circadiano, uma vez que o nosso corpo responde biologicamente aos diferentes estímulos a que estamos expostos ao longo de um dia.

Expliquemos: diz a Organização que “os ciclos de sono são regulados pelos ritmos circadianos”, ou seja, pelas oscilações biológicas, de aproximadamente 24 horas, que são essenciais às nossas células e são estimuladas pela luz solar, temperatura, alimentação e outros aspetos externos ao nosso corpo que nos mantêm acordados ou nos deixam com sono além de outros processos fisiológicos como cansaço ou frio, por exemplo.

Este ciclo está – ou deveria estar – sincronizado com o meio ambiente já que para uma boa saúde e bem estar devemos manter uma rotina, um horário de comer, dormir e trabalhar que vá ao encontro do relógio circadiano.

Este tema é de tal importância que em 2017 fez com que o Prémio Nobel da Medicina fosse atribuído a três investigadores que o estudaram, reforçando a importância da comunidade médica em abordar esta temática.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório