Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mulheres mais fit, correm menor risco de desenvolverem demência

Mulheres que se mantém em forma durante a meia idade têm uma menor probabilidade, cerca de 88 por cento, de desenvolverem demência.

Mulheres mais fit, correm menor risco de desenvolverem demência
Notícias ao Minuto

09:00 - 15/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Estudo

O novo estudo sueco indica que as mulheres que praticam exercício físico regularmente e se mantém em forma, desenvolvem tipicamente a doença cerca de onze anos mais tarde, comparativamente às outras mulheres com uma atividade física moderada – aos 90 em vez de aos 79 anos.

Os investigadores monitorizaram 191 mulheres, com uma idade média de 50 anos, enquanto pedalavam numa bicicleta estacionária até à exaustão.

Os seus níveis de fitness foram classificados em três escalas: elevados, moderados ou baixos, de acordo com a sua performance.

As mulheres foram testadas por sinais de demência seis vezes, durante um período de 44 anos, durante o qual 44 foram diagnosticadas com a doença.

Cinco por cento das voluntárias com os níveis mais altos de fitness desenvolveram demência, seguidas por 25 por cento das que integravam o grupo de capacidade física moderada e por 32 por cento das mulheres que registaram os níveis mais baixos.

Mais ainda, 45 por cento das participantes que estavam tão fora de forma e nem sequer conseguiram terminar o teste, acabaram por desenvolver a patologia.

A coordenadora do estudo, a professora catedrática Helena Horder, da Universidade de Gothenburg, descreveu os resultados como "entusiasmantes". 

"É possível que melhorando a capacidade cardiovascular das pessoas através da prática de exercício físico na meia idade, atrase ou previna de todo o aparecimento de demência", acrescentou.

Estudos futuros esperam descobrir em qual idade a prática de atividade física tem mais impacto na prevenção da patologia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório