Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Investigadores mais perto de conseguir ler o pensamento

Estamos mais propícios a recordar as coisas após uma boa noite de sono, aponta estudo que se baseia neste factor para investigar a atividade de processar memórias.

Investigadores mais perto de conseguir ler o pensamento
Notícias ao Minuto

15:47 - 09/03/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sono

A conclusão advém de uma das inúmeras análises ao sono do ser humano. A ideia base, já conhecida por vários especialistas, é a de que dormir recupera a ação do cérebro que foi desenvolvida aquando do momento em que uma memória foi formada. Esta reativação, explica o Motherboard, “fortalece a conexão entre neurónios , que resulta numa maior capacidade de manter as memórias”.

O que não se havia ainda descoberto, até então, era o motivo porque tal acontece a nível neuronal, uma questão que foi esclarecida por um grupo de biólogos que associaram os ‘fustros de sono’ (pequenos ‘espasmos’ que o cérebro tem durante o sono) ao processo de memorizar.

Ao analisar a atividade cerebral, é pois possível identificar o tipo de conteúdo da memória, algo que se verificou ao repetir certas palavras, durante o sono de um grupo de indivíduos, a que haviam sido expostos, acompanhadas de imagens específicas. Por exemplo, a imagem de uma maçã foi apresentada simultaneamente com o som da palavra ‘viver’.

Para os especialistas, este é um importante passo na descoberta de técnicas para se ler a memória de alguém, e servirá de base para outros estudos, deste e outros grupos de investigações.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório