Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Saudosos da década de 80: Há uma série para ver terça-feira à noite

‘1986’ é a nova série da RTP escrita por Nuno Markl. Chega à televisão já na próxima terça-feira.

Saudosos da década de 80: Há uma série para ver terça-feira à noite
Notícias ao Minuto

13:00 - 09/03/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Televisão

O que tem em comum os The Smiths, Tarzan Boy e Cola Cau? Os anos 80, década digna de tributo pela RTP e pelo humorista Nuno Markl, que escreveu uma série de 13 episódios sobre 1986. O nome da série é o próprio ano e a escolha por esta data, o facto de ser o ano em que o país se dividiu entre Mário Soares e Freitas do Amaral, na segunda volta das intensas eleições políticas que fez sentir a tensão na vida do bairro que é retratado na série.

Mas ‘1986’ é mais do que isso, “é uma espécie de tributo a várias coisas” conta Nuno Markl ao Notícias ao Minuto, sobre a ideia que teve em 2001 e vê agora posta em prática. No projeto inicial, pensou numa curta ou média metragem. Ia se chamar ‘Videoclipe’, “porque cheguei à conclusão de que as cassetes eram algo nostálgico da minha geração”.

A história gira em torno de Tiago, o protagonista interpretado por Miguel Moura e Silva, que não esconde algumas semelhanças com o próprio Markl: “há muito de mim nesta série e da minha irmã também. Ficamos com uma visão muito clara sobre aquela altura”, revela sobre a pesquisa histórica que a gravação exigiu.

O pai de Tiago é crítico de cinema, uma aproximação ao próprio pai de Nuno Markl, que foi historiador de arte. Contudo, na série, a mãe desta família de comunistas faleceu de cancro, ao contrário da mãe de Mark, que marcou presença na apresentação da série, esta semana no estúdio Time Out. Sobre a opção de afastar a mãe do protagonista do enredo, Nuno Markl explica que foi uma forma de obrigar à relação mais próxima entre pai e filho.

Quanto ao público a quem ‘1986’ se dirige, não se cinge aos que viveram a sua adolescência ou fase adulta nesta data, até porque “há coisas na vida de 86 que são da vida de 2018, mas sem redes sociais e sem telemóveis”, aponta o realizador.

Para a RTP, segundo refere Gonçalo Reis, “é sempre um desafio fazer séries sobre épocas”, um desafio que o canal aceitou, sem esquecer a dificuldade que é garantir o grau de semelhanças com a altura retratada.

A série estará no ar por 13 semanas, às 22h de cada terça-feira, um horário que o presidente da RTP considera nobre: “Sabemos que é um risco, porque a esta hora estão a dar novelas, mas assumimos o risco e estamos confiantes”.

O primeiro episódio será apresentado já na próxima terça-feira, dia 13, às 22h, mas pela segunda vez, o canal público vai disponibilizar a série completa na internet, que ficará disponível no site da RTP logo após o lançamento do episódio 1 na televisão.

A banda sonora conta com João Só, Samuel Úria, David Fonseca, Ana Bacalhau e outros artistas portugueses que se vão juntar para um concerto solidário no Altice Arena a 17 de maio, onde serão representadas não só músicas atuais como daquela época.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório