Meteorologia

  • 17 OUTUBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Saiba onde usar e não usar o vinagre na hora da limpeza

É desengordurante, elimina odores e funciona como agente antisséptico e desinfetante

Saiba onde usar e não usar o vinagre na hora da limpeza
Notícias ao Minuto

13:00 - 15/02/18 por Notícias Ao Minuto 

Lifestyle Limpeza

O vinagre é um ótimo produto para a limpeza por ser desengordurante, eliminar odores e funcionar como agente antisséptico e desinfetante. Também facilita a vida de quem tem animais em casa ou é alérgico a produtos químicos. No entanto, não é bom usá-lo assim em qualquer ocasião. Para que tire o seu maior proveito, o UOL fez uma lista de onde usar e de onde não usar o vinagre:

Não usar

Mármore - O vinagre pode causar manchas e desgastes na pedra. Faça uma solução de água e detergente. “Depois, tire o sabão com um pano molhado --e torcido-- e seque”, disse o personal organizer Pedro Henrique Araújo da Silva ao site.

Piso de porcelanato - O vinagre pode causar manchas e tirar o brilho. Use água e sabão neutro.

Madeira envernizada ou encerada - O vinagre pode danificar a textura dos materiais. Use um pano seco de microfibra. Para renovar o brilho, pode-se usar óleo de peroba para madeira escura e cera em pasta incolor, para a clara.

Usar

Monitores e telas - “Dilua o vinagre em água filtrada (duas medidas de água para uma do produto), umedeça o pano –nunca aplique diretamente na tela– , limpe a tela e depois passe um pano seco. Dê preferência a panos de algodão ou de microfibra, que não soltam fiapos”, disse a personal organizer Luísa Gabriela Monte ao site.

Madeira sem brilho - Para pisos laminados, misture 1 litro de água, 1/2 xícara de chá de vinagre, 1/3 de xícara de chá álcool, algumas gotas de detergente e 15 gotas de óleo essencial, indica Silvina Villena. Em móveis: “Pegue 1/2 copo de vinagre e 1/2 copo de azeite de oliva. Misture bem a solução com um garfo. Molhe um pano de algodão na mistura e esfregue na madeira, com movimentos suaves e circulares, semelhante ao ato de polir. Deixe secar por uma hora”, disse Pedro Henrique Araújo da Silva ao site.

Tecidos - Para limpar o sofá, faça uma solução com 1/2 copo de vinagre e 1 litro de água. Borrife a solução no local e utilize uma escova, sem fazer movimentos circulares. Remova o excesso com um pano úmido e seque com um pano seco, mantendo o sofá em local arejado, não exposto diretamente à luz do sol.

Onde também usar o vinagre:

Ajuda a desengordurar o fogão; pode ser usado na limpeza de eletrodomésticos, como lava-louças e máquina de lavar roupas; ajuda a eliminar odor de urina de bichos pela casa; acaba com outros odores, como o de cigarro.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório