Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Porque é que as mulheres desejam chocolate quando ficam menstruadas?

Para algumas mulheres, a menstruação é uma fase do mês que passa quase sempre despercebida, sem dores, sem mal estar ou sem qualquer tipo de desconforto. Mas, para outras, o período é uma época de tremenda vulnerabilidade… e desejos.

Porque é que as mulheres desejam chocolate quando ficam menstruadas?
Notícias ao Minuto

12:02 - 21/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Corpo

Chocolate, chocolate, chocolate. Para algumas mulheres, todos os pensamentos vão dar a chocolate quando estão menstruadas. Mas porquê?

Segundo a dietista australiana Melanie McGrice, as oscilações hormonais causadas pela menstruação podem ser uma das principais justificações para a vontade de comer algo doce, especialmente chocolate, que é uma guloseima reconfortante e prática.

Em causa, escreve o The Independent, está a queda dos níveis de serotonina (hormona do bem-estar) em prol do aumento de cortisol (hormona do stress). Trocando isto por miúdos, a menstruação faz com que a pessoa fique mal humorada e até mesmo depressiva.

Mas não só: a fome emocional (que anda à boleia das hormonas) também dá sinais de vida, uma vez que o stress faz com que o organismo queira mais e mais açúcar para voltar a estimular os níveis de serotonina, porém, tal apenas acontece de forma momentânea.

Apesar da ligação direta entre as mudanças hormonais e a vontade de comer açúcar pareça clara aos olhos da ciência, a verdade é que tudo depende do organismo de cada pessoa e do impacto que a menstruação tem, visto que nem todas as mulheres reagem da mesma forma a esta fase do mês.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório