Meteorologia

  • 16 DEZEMBRO 2017
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 14º

Edição

Sete bons motivos para 'abraçar' a gratidão

O sentimento de lembrança e agradecimento por algo ou alguém traz mais benefícios do que imagina.

Sete bons motivos para 'abraçar' a gratidão
Notícias ao Minuto

18:07 - 21/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Ciência

Estar grato pelo que se tem e pelo que já se teve é uma forma de estar na vida que faz bem, que melhora o bem-estar e que atrai energias e pessoas positivas. O sentimento de lembrança e agradecimento por algo ou alguém traz mais benefícios do que imagina e a ciência já descobriu uns quantos bons motivos para as pessoas 'abraçarem' a gratidão.

Segundo, por exemplo, uma investigação da Northeastern University, nos Estados Unidos, a gratidão torna as pessoas mais pacientes e capazes de tomar melhores decisões. Conta a Time que a gratidão é ainda capaz de melhorar toda e qualquer relação que se tem, tendo um estudo publicado na revista científica Journal of Theoretical Social Psychology detetado que este benefício é ainda mais notório nas relações amorosas, uma vez que o casal sente-se mais satisfeito e unido quando ambos estão gratos.

Um outro estudo citado pela revista Time defende que existe uma ligação positiva entre a gratidão e os comportamentos que as pessoas têm, sendo que aquelas que são gratas acabam por cuidar melhor de si e ter hábitos que promovem o seu bem-estar diário.

E como a gratidão é uma forma de estar que acaba por trazer alguma calma, as noites de sono acabam por ser melhoradas à boleia disso, uma vez que as pessoas gratas tendem a ter menos stress e a preocuparem-se apenas com o que de mal lhes acontece. Ainda no que diz respeito ao efeito positivo da gratidão no stress, a tendência para comer em demasia ou para se render à fome emocional é também menor, diz a ciência.

Além de trazer mais felicidade - uma vez que se dá mais valor aos bons momentos e às pequenas coisas prazerosas da vida -, a gratidão é ainda um escudo protetor contra a depressão e os pensamentos negativos, explica a cientista cognitiva Susan Pierce Thompson.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório