Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Erros que comete ao limpar a pele e que promovem o envelhecimento

A limpeza da pele é um dos gestos mais rotineiros e importantes para o bem-estar cutâneo, mas existem alguns hábitos que nada mais fazem do que acelerar o envelhecimento.

Erros que comete ao limpar a pele e que promovem o envelhecimento
Notícias ao Minuto

07:20 - 25/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Rotina

Há muito que a limpeza facial passou do simples - e necessário - hábito de passar água na cara. Com o uso diário de maquilhagem e com a poluição que se faz sentir nos dias de hoje, é preciso dar ainda mais importância a este gesto diário e, sobretudo, evitar alguns erros comuns que nada mais fazem do que envelhecer a pele, aquele é o nosso escudo protetor mais eficaz.

Um desses erros, conta a revista Prevention no seu site, é pensar que o removedor de maquilhagem tem a mesma funcionalidade do que o gel de limpeza. Além de serem dois produtos com funcionalidades diferentes, estes devem atuar em conjunto: primeiro há que remover a maquilhagem com um produto indicado para esse fim (o dito 'removedor'), depois deve-se passar uma toalha molhada em água morna pelo rosto para, de seguida, aplicar um gel de limpeza, que servirá para retirar o excesso de maquilhagem que não saiu na primeira tentativa. 

Gastar uma pequena fortuna num gel de limpeza por causa da marca e não dos ingredientes/funcionalidades é também um erro, não só por ser um verdadeiro atentado à carteira, mas também pelo risco que se corre em não satisfazer as necessidades básicas do tipo de pele que se tem. Como lhe contámos aqui, usar o gel de limpeza facial errado é também de evitar, pois pode colocar a saúde em risco (e não faltam sinais aos quais deve prestar atenção).

Lavar o rosto apenas uma vez por dia é um outro erro que pode levar ao envelhecimento precoce da pele, diz a dermatologista Debra Jaliman, que à revista explica que além de remover a maquilhagem antes de dormir, é também importante lavar corretamente o rosto, pois "durante a noite, à medida que dorme, as bactérias acumulam-se na pele, juntamente com o óleo indesejável que precisa de ser removido".

E por falar em lavar, a temperatura da água também faz toda a diferença, sendo que a água quente é de evitar, uma vez que pode tirar a humidade e óleos naturais da pele, "deixando-a seca, vermelha e irritada", diz a especialista.

Apesar de serem bastante práticos e até eficazes, os toalhetes de limpeza devem ser usados com algum cuidado, uma vez que podem "deixar resíduos que podem irritar a pele" ou até mesmo "interferir com outros produtos pós-limpeza". Deste modo, destaca a publicação, depois de usar os toalhetes removedores de maquilhagem, deve-se limpar devidamente a pele do rosto.

A esfoliação é um dos gestos que deve marcar presença numa rotina de beleza, embora a prática deva ser feita apenas uma vez por semana. Apesar do gel de esfoliação ser altamente eficaz na hora de remover as células mortas da superfície da pele, não se deve esfoliar a pele com muita frequência porque o granulado que o contém (e a forma como é aplicado) pode danificar a pele, deixando-a sensível. E por falar em frequência, usar a escova elétrica de limpeza todos os dias é também um erro a evitar, pois esfoliação em demasia pode "criar inflamação" e, por consequência, "envelhecer a pele". Para que a rotina de beleza seja a mais certeira e eficaz, estes são os passos a ter em conta todos os dias.

Se pretende ter uma pele de sonho, então este é o guia que tem de seguir. E já agora, evitar usar estes produtos de maquilhagem todos os dias também ajuda.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório