Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sinais de que está a usar o gel de limpeza facial errado

A sua pele não fica com o aspeto saudável depois de a 'lavar'? A culpa pode mesmo ser dos produtos que usa.

Sinais de que está a usar o gel de limpeza facial errado
Notícias ao Minuto

17:05 - 04/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Se os olhos são o espelho da alma, o rosto é, possivelmente, o melhor espelho dos nossos hábitos. Por ser a zona do corpo mais exposta e tocada, o rosto fica facilmente à mercê de todas as agressões externas de que é alvo, mas não só: revela também todas as consequências dos hábitos diários que temos, sejam eles a nível de alimentação, beleza ou emoções.

No que diz respeito à rotina de beleza, destaca a Women's Health, as más escolhas são o maior 'pecado' para esta parte do corpo. Quando o tipo de pele não é respeitado, corre-se o sério risco de enfraquecer a saúde cutânea e dar azo a um sem fim de patologias que até à data não eram sequer um problema para a pessoa.

E se pensa que o gel de beleza não pode entrar no leque de más escolhas, engana-se. Apesar de ter uma funcionalidade base - limpar corretamente o rosto -, este tipo de produto pode ter severas consequências para a saúde cutânea quando aplicado incorretamente ou quando não é escolhido tendo em conta o tipo de pele.

De acordo com a médica dermatologista Marina Peredo, ficar com a pele brilhante depois de usar o gel de limpeza pode ser um mau sinal, especialmente se se tratar de uma pele já oleosa por natureza. Diz a especialista que um gel de limpeza facial com argila na sua composição é a melhor escolha para quem pretende evitar brilhos desnecessários no rosto ou até mesmo um aumento da oleosidade.

Ficar com a pele irritada depois de a lavar é também um sinal claro de que se está a usar o gel de limpeza errado. Na prática, este é um indício de que o gel não só não fez a limpeza correta, como deixou ainda a pele mais sensível do que é. A aposta mais certeira para evitar este tipo de casos, revela a médica, é a escolha de produtos isentos de sulfatos e que tenham na sua composição ingredientes naturais como a aveia, que ajuda a acalmar a pele.

Quando em causa está ficar com mais borbulhas do que o normal, então o gel de limpeza pode não ter o ingrediente necessário para prevenir ou atenuar a acne. Encontrar um gel com níveis entre 2,5% e 10% de peróxido de benzoílo é uma opção, assim como um produto que tenha concentrado de papaia entre os ingredientes, pois o importante é que possua um agente antioxidante poderoso. Se o aparecimento da acne passa a ser recorrente e afeta cada vez mais a zona do queixo, o melhor é procurar um dermatologista. Segundo a médica, podemos estar perante um caso de acne hormonal.

Sentir a pele a apertar é um outro sinal de que não se está a usar um gel facial correto, devendo as pessoas que sofrem esta consequência tentar encontrar opções que sejam ricas em ceramidas e ácido hialurónico, dois componentes que atuam como 'barreira' e que promovem uma maior hidratação da pele.

Seja uma pessoa com pele sensível ou normal, pode ainda ocorrer ficar com vermelhão em determinadas zonas do rosto. Nestes casos, lê-se na publicação, a culpa é do gel de limpeza com fragrância, que tende a promover o aparecimento de rosácea. As versões sem cheiro e com glicerina, ceramidas e ácido hialurónico são aquelas que melhor acalmam a pele e atenuam o vermelhão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório