O prometido foi cumprido. A seleção nacional de futebol feminino, que esta segunda-feira defronta a congénere de Itália, fez uma bonita homenagem a Diogo Jota e André Silva, que morreram na sequência de um acidente de viação, em Espanha, na passada quinta-feira.
As eleitas por Francisco Neto fizeram os exercícios de aquecimento antes do apito inicial com camisolas que tinham a inscrição Diogo Jota, a relembrar o antigo internacional português, e foram a jogo com fumos pretos no equipamento.
De referir que Portugal está obrigado a pontuar diante de Itália, neste jogo do grupo B do Europeu feminino, se ainda quiser ter hipóteses de se manter em prova. O próximo encontro é com a Bélgica.
Trágicas mortes de Diogo Jota e André Silva 'abalaram' o mundo do futebol
Na madrugada da passada quinta-feira, Diogo Jota encontrava-se a caminho de Inglaterra, mas foi aconselhado a deslocar-se de automóvel (e só depois de ferry), em vez de avião, por motivos de saúde. Em função da mais recente intervenção cirúrgica ao pulmão a que foi submetido, já depois da conquista de Portugal na Liga das Nações, o ex-avançado do Liverpool recebeu indicação para não fazer a deslocação de avião, de forma a evitar a pressão da cabine, pelo que o plano passava por chegar a Santander, em Espanha, partindo num barco com destino a Portsmouth, num percurso de cerca de 30 horas.
O fatal acidente aconteceu na A-52, na zona de Zamora, a cerca de 350 quilómetros do local, na sequência de um despiste que terá sido causado pelo rebentamento de um pneu, enquanto era realizada uma ultrapassagem, seguindo-se um incêndio.
O velório foi realizado esta sexta-feira, enquanto o funeral aconteceu no passado sábado, em Gondomar, num momento que atraiu muitas personalidades ligadas ao mundo do desporto, desde os plantéis de Liverpool e Penafiel (onde jogavam Diogo Jota e André Silva, respetivamente) a diversos internacionais portugueses, sem a presença de Cristiano Ronaldo.
Confira as imagens na galeria acima:
Leia Também: Portugal prepara homenagem a Diogo Jota e André Silva frente a Itália