Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Rotina de beleza. Seis lições a ter em conta todos os dias

Uma pele saudável e cuidada apenas depende de si... e da sua rotina de beleza.

Rotina de beleza. Seis lições a ter em conta todos os dias
Notícias ao Minuto

07:38 - 10/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Conselhos

Creme de dia, creme de noite, creme pós treino, mais um sérum, mais uma máscara... e o desmaquilhante? Há o líquido e os toalhetes e há ainda o corretor de olheiras e creme para os olhos. Não esquecendo, claro, a água micelar, o elixir contra as rugas e ainda a pomada da acne.

Cuidar da pele requer uma rotina de beleza rigorosa e ponderada, rotina essa que deve respeitar o tipo de pele de cada pessoa, assim como as suas necessidades. Optar por produtos que sejam isentos de químicos e que apostem naquilo que a natureza tem para oferecer é uma das formas mais eficazes de ter os resultados desejados, mas não só: é também preciso saber o que fazer.

Depois de reunir o depoimento de alguns dermatologistas e especialistas em dermocosmética, o site Refinery 29 listou aquelas que são as lições a ter em conta em toda e qualquer rotina de beleza.

Lição 1 - Dar aos produtos a oportunidade de funcionar. De acordo com o dermatologista Justine Hextall, a mudança constante de produtos é uma das causas mais comuns de problemas de pele, especialmente entre as pessoas com menos de 30 anos. Embora seja importante experimentar para saber qual a melhor opção, deve-se evitar ao máximo as mudanças frequentes de produtos.

Lição 2 - Abrandar com as esfoliações. Esfoliar a pele deixa-a mais recetiva aos ativos dos produtos, ajudando que a eficácia dos mesmos seja maior, contudo, jamais devemos esfoliar a pele (do rosto e não só) mais do que uma vez por semana, alerta a dermatologista Anita Sturnham.

Lição 3 - Nutrir a pele. Uma pele visivelmente saudável é uma pele que, primeiro, foi nutrida internamente, através de uma alimentação saudável e cuidada. Depois, há que optar por cremes com nutrientes que favorecem a saúde cutânea, como a vitamina E e os ácidos gordos ómega 3 e 6.

Lição 4 - Limpar... sempre. Diz a dermatologista Philippa Lowe que "uma limpeza eficaz e gentil vai remover a sujidade diária, a maquilhagem, o excesso de oleosidade e ainda as células de pele mortas, sem que a pele fique seca ou áspera".

Lição 5 - Descomplicar ao máximo. Embora a rotina de beleza deva ser rigorosa, deve ser o mais simples possível e feita com poucos produtos, como aconselha o médico na área da cosmética Frances Prenna Jones.

Lição 6 - Os hidratantes apenas atuam se houver hidratação. Na prática, de nada vale colocar uma infinidade de hidratantes no rosto e no corpo se o consumo de água é quase nulo e se na alimentação diária não constam frutas e vegetais suficientes, diz o médico Harryono Judodihardjo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório