Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Vai fritar batatas? Eis como saber se o óleo está quente o suficiente

Não é que as batatas fritas sejam a melhor opção, mas se é para comer, então que estejam cozinhadas na perfeição.

Vai fritar batatas? Eis como saber se o óleo está quente o suficiente
Notícias ao Minuto

19:00 - 22/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Comida

A temperatura do óleo é essencial na hora de fritar a comida. Sejam rissóis, croquetes, pastéis de bacalhau ou as sempre apetitosas batatas fritas, há que prestar a devida atenção à temperatura do óleo.

Se estiver muito quente, há uma grande probabilidade de fritar o alimento antes de o interior estar cozido. Já se estiver mais frio do que o desejado, o que vai acontecer é que o alimento vai ficar encharcado de óleo e, por isso, nada crocante e saudável. Mas, como saber se o óleo chegou à temperatura ideal sem um termómetro em casa? Recorrendo ao pão.

Para evitar que o jantar fique estragado, existem duas técnicas com pão a ter em conta. Ao colocar o óleo a aquecer, coloque um pedaço de pão na fritadeia. Assim que o óleo ao redor do pão começar a borbulhar, então está na hora de começar a fritar.

Coloque o pão na fritadeira com o óleo já quente (algo que pode verificar ao passar a mão levemente para sentir o calor). Se o pão afundar e não subir, então o óleo não está quente para fritar, mas se afundar e subir devagar, já está bom para colocar os alimentos mais delicados, como os legumes e as batatas. Por fim, se o pão subir de forma rápida é porque o óleo está muito quente e bom para fritar alimentos como os ditos 'salgadinhos'.

Agora, se o pão queimar, então o óleo está demasiado quente e só deve ser usado depois de baixar um pouco a temperatura.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório