Vários estudos sugerem que as dietas vegetarianas e vegan podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e até de alguns cancros. Mas estas dietas não são infalíveis e como facilmente o põe em défice de algum nutriente, é preciso estar atento para que não acabe a fazer mais mal do que bem ao seu corpo.
Felizmente, como destaca a revista Prevention, os sinais de que a sua dieta vegetariana ou vegan não está a funcionar para si são bastante evidentes. Ei-los:
1. A sua alimentação baseia-se em queijo ou hidratos de carbono refinados e tem poucos vegetais. Isso revela que não tem dedicado tempo suficiente para planear e preparar as suas refeições. As refeições sem carne ou peixe podem nem sempre ser práticas e rápidas, precisa de as pensar melhor e de se dedicar. Quando for às compras certifique-se de que 50% são alimentos frescos – como frutas, vegetais e legumes -, 25% são fontes de proteína e 25% são grãos integrais.
2. Sente-se estranhamente inchado. OS vegetais, as frutas, as leguminosas e os grãos integrais têm muita fibra que o ajuda a sentir-se saciado, mas que também pode provocar gases e dores na barriga – especialmente se aumentar muito o seu consumo e de forma abrupta. Para aliviar os sintomas, aumente o consumo de água e opte por cozinhar estas fontes de fibra, para ajudar o corpo a digeri-la melhor.
3. Ganhou peso. Estudos sugerem que passar para uma dieta vegetariana ou vegan pode ajudar a emagrecer, mas é claro que isso não acontece se basear a sua alimentação em comidas embaladas e processadas. As comidas vegetarianas ou vegan não são necessariamente saudáveis e pouco calóricas.
4. Está sempre cansado. O consumo excessivo de hidratos de carbono e a falta de proteína e gorduras saudáveis pode estar por trás da fadiga que sente. Mas isto também se pode dever À falta de ferro e vitamina B12, se não os conseguir ingerir em doses suficientes através da sua dieta, considere procurar aconselhamento junto do seu médico.
5. A sua alimentação é feita à base de massa, arroz e pão brancos e de snacks embalados, pois não é grande fã de frutas e vegetais. Não comer frutas, vegetais, legumes, leguminosas e grãos integrais não só vai aumentar o risco de lhe faltar algum dos nutrientes essenciais, como o põe em risco de desenvolver problemas de saúde.
6. Está sempre a comer ‘imitações’ de carne. Claro que ocasionalmente uma salsicha de tofu ou um hambúrguer de seitan não fazem mal, mas os análogos da carne tendem a ser altamente processados, ricos em sal, açúcar, conservantes e sabores artificiais, portanto não devem ser a base da alimentação de ninguém.
7. Fica com fome uma ou duas horas depois de comer. É possível que as suas refeições não contenham proteína suficiente, aposte em alimentos ricos neste nutriente – como as leguminosas.