Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Tudo o que pode fazer para reduzir o sal da alimentação

Os pequenos gestos fazem toda a diferença.

Tudo o que pode fazer para reduzir o sal da alimentação
Notícias ao Minuto

16:04 - 10/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

O sal continua a ser, a par do açúcar, um dos maiores inimigos da saúde. O consumo elevado deste tempero está diretamente associado, por exemplo, a um maior risco de doenças cardiovasculares.

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo diário inferior aos cinco gramas por dia, contudo, e tal como a Direção-Geral da Saúde (DGS) já alertou, este máximo é amplamente ultrapassado pelos portugueses, que consomem, em média, o dobro.

A própria DGS, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, já lançou uma série de recomendações sobre o consumo do sal, incluindo uma maior aposta nas ervas aromáticas. Contudo, a estas medidas podem ser ainda adicionadas outras, que devem ser diárias.

Em primeiro lugar, devemos olhar para o sal não apenas como o condimento que usamos na comida, mas também como um ingrediente (sódio) imensamente comum nos mais variados produtos, especialmente naqueles que são processados ou já pré-confecionados. Deste modo, reduzir ou banir o consumo deste tipo de alimentos é já meio caminho andado para ter uma quota de sal/sódio mais equilibrada todos os dias.

Mas é preciso fazer mais. Tal como destaca a revista Self, deve-se fazer a redução do sal de forma gradual - para não se cair no risco de voltar à estaca zero, isto é, aos alimentos com o valor desejado - e deve-se, também, excluir todo o tipo de molhos até agora usados. Desde o ketchup à maionese, passando pelos molhos para salada e molhos para massas... tudo deve ser excluído e substituído por mostarda ou pela tradicional combinação de azeite e vinagre. Fazer o pesto em casa é também uma alternativa.

Optar por alternativas diárias sem sal, como a manteiga, por exemplo, é também uma excelente opção, contudo, para tal é preciso aprender a ler corretamente os rótulos.

Reduzir o consumo de carnes processadas, enchidos e também pães com recheios é igualmente importante, uma vez que, mesmo sendo alimentos de consumo esporádico, são riscos em sal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório