Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Seis situações em que não deve fazer autodiagnóstico

Quem nunca consultou o ‘Dr. Google’?

Seis situações em que não deve fazer autodiagnóstico
Notícias ao Minuto

07:18 - 20/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Conselhos

De vez em quando, procurar na internet um diagnóstico para os sintomas que temos, pode ser inofensivo, mas há situações em que não deve mesmo fazê-lo.

O autodiagnóstico pode ser tentador, mas além de poder sair completamente ao lado, ainda lhe pode trazer muito stress. Em fez de confiar no algoritmo de um motor de busca e numa série de blogues com poucos fundamentos científicos, mais vale procurar um médico de carne e osso e com uma formação em saúde.

O site Bustle revelou as seis situações em que é melhor nem abrir o computador – e em que é melhor ir ao médico:

Dor abdominal. Este é um sintoma difícil de desvendar, pois poderá indicar dezenas de diagnósticos – desde os inofensivos de gases e prisão de ventre, aos problemas graves de estômago ou intestino. O melhor é ser visto pelo seu médico de família.

Uma possível doença sexualmente transmissível (DST). Esqueça as pesquisas na internet, se suspeita ter uma doença sexualmente transmissível, o melhor é ir ao seu centro de saúde e fazer os testes. Além de obter o diagnóstico poderá começar logo o tratamento, no caso de dar positivo.

Fadiga. Também é um sintoma que quando é pesquisado online pode sugerir diagnósticos desde anemia a depressão ou cancro. Se há semanas que se sente cansado e sem energia, sem motivo aparente, o melhor é procurar um médico para que tente perceber o que se passa.

Dores de cabeça. As dores de cabeça são mesmo muito comuns. Embora isso não queira dizer que é normal ter dores de cabeça, o mais provável é que não indiquem nada de especial. No entanto se são mesmo muito frequentes e duram vários dias, o melhor é falar com o seu médico.

Saúde mental. Quem não gosta de fazer um quizz de personalidade, não é verdade? Mas se decidir fazer um que avalia a sua saúde mental, esqueça os resultados, pois estes testes não têm qualquer fundamento científico. Se acha que a sua saúde mental não está no seu melhor, o melhor é consultar um médico.

Naquele momento em que se sente a morrer. A internet é incrivelmente útil para descobrir mais sobre uma doença depois do seu diagnóstico, mas o ‘Dr. Google’ não substituiu um médico a sério. Se está com sintomas que parecem pôr a sua vida em risco, por exemplo, não vá à internet, ligue para o 112.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório