Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

'Nevoeiro mental' que pacientes de cancro sentem pode não ser da terapia

Os pacientes de cancro apresentam muitas vezes queixas de confusão ou falta de memória após tratamentos como a quimioterapia.

'Nevoeiro mental' que pacientes de cancro sentem pode não ser da terapia
Notícias ao Minuto

13:20 - 02/06/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cancro da mama

Quem quer que tenha conhecido de perto uma história de cancro sabe que um tratamento como a quimioterapia é particularmente desgastante para os pacientes.

O cancro da mama é um dos mais comuns, que muitas vezes obriga a este tipo de terapia. E não são raros os casos em que sobreviventes deste tipo de cancro apresentam queixas de dificuldades cognitivas, como certos esquecimentos ou uma sensação de confusão.

Tem-se assumido que tal se deve aos medicamentos envolvidos numa terapia como a quimio mas um estudo recente sugere que pode haver outra hipótese.

O estudo em causa, liderado por Kerstin Hermelink, da Universidade de Munique, envolveu 150 mulheres a quem tinha sido diagnosticado um cancro da mama e outras 56 mulheres saudáveis.

Ao longo de um ano foram alvo de avaliações em diferentes alturas. Além de exames, foram ainda questionadas sobre o que sentiam.

O estudo, de que a Reuters dá conta, realça que há pacientes que apresentam já algumas queixas cognitivas ainda antes de iniciarem o tratamento da quimio.

Por essa razão, a culpa poderá não recair apenas sobre a terapêutica mas sim a sintomas de stress pós-traumático.

Kerstin Hermelink afirma que "o diagnóstico de uma doença que implica risco de vida como é o caso do cancro da mama é um choque para a maioria das pacientes e pode deixar marcas no cérebro", mesmo tratando-se de casos em que a paciente conseguiu lidar com o problema da melhor maneira possível, dadas as circunstâncias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório