Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dormir pouco tira (mesmo) todo e qualquer charme às pessoas

Além de dar saúde, dormir bem também conserva a beleza.

Dormir pouco tira (mesmo) todo e qualquer charme às pessoas
Notícias ao Minuto

20:57 - 17/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Um recente estudo levado a cabo pelo Instituto Karolinska, na Suécia, vem revelar que a qualidade de sono é mesmo um sinónimo de beleza… e, claro, de saúde. 

Publicado na revista Royal Society of Open Science, o estudo sugere que bastam duas noites mal dormidas para que toda e qualquer beleza de uma pessoa ‘desapareça’ aos olhos de outra. Soa a exagero? É possivel, mas acredite que a investigação diz mesmo que dormir mal deixa a pessoa “significativamente mais feia” e com um ar cansado, conta a BBC.

Nesta investigação participaram 25 estudantes universitários, que foram desafiados à simples tareda de dormir. Na prática, os jovens foram convidados a dormir bem na primeira semana do estudo e a dormir apenas quatro horas em duas noites na semana seguinte. A qualidade do sono foi monitorizada pelos cientistas e os participantes foram ainda fotografados após cada uma das noites que fizeram parte do teste para este estudo.

Conta a BBC que a avaliação da beleza de cada um dos envolvidos foi feita por outros 122 participantes, que tiveram de pontuar o charme, a cara de sono e ainda a saúde espelhada por cada um dos participantes dos testes de sono. Diz o estudo que as imagens dos participantes após as noitadas em claro foram as que receberam as piores classificações de beleza.

Além disso, essas mesmas imagens permitiram avaliar o estado de saúde da pessoa que foi desafiada a dormir, bastando, para tal, olhar apenas para a sua (triste) figura depois de ter passado as duas noites quase em branco. Como destaca a publicação, avalição das imagens permitiu aos participantes detetar sinais claros de cansaço nas pessoas que dormiram pouco.

Importa salientar que os participantes fotografados não podiam usar qualquer tipo de maquilhagem ou corretor de olheiras.

Já agora, sabia que uma boa noite de sono sabe tão bem como ganhar a lotaria?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório