Afrontamentos ligados a distúrbio mental em mulheres na menopausa

Estudo revela que as mulheres na menopausa que sofrem com afrontamentos têm o triplo do risco de desenvolver depressão.

© iStock
Lifestyle Estudo

Os afrontamentos são mais do que um efeito secundário que as mulheres podem ter na menopausa, um estudo confirmou que este sintoma pode espoletar a depressão.

PUB

Um grupo de investigadores australianos descobriu que sofrer de afrontamentos durante a menopausa quase triplica o risco de desenvolver depressão.

Apesar de a depressão não ser oficialmente reconhecida como um possível efeito secundário da menopausa, os investigadores da Monash University encontraram uma ligação importante entre os afrontamentos na menopausa e os sintomas de depressão.

Como reporta o Daily Mail, para este estudo cujas conclusões foram publicadas no Journal of Women’s Health os investigadores entrevistaram 2020 mulheres.

Os investigadores destacam que, apesar da ligação, podem não ser os afrontamentos que causam a depressão, mas a menopausa por si só. E destacam que ambos são sintomas do mesmo problema, a menopausa. No entanto, admitem que sofrer de afrontamentos durante a menopausa mexe de tal maneira com a mulher – uma vez que afetam o sono, sugam a energia e provocam vergonha a muitas mulheres - que pode aumentar o risco de esta ter sintomas de depressão.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser