Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Existem 79 síndromes associadas à obesidade. 19 são por culpa dos genes

A origem da obesidade pode ser bem mais complexa do que até agora pensado e um recente estudo da Universidade de McMaster vem provar isso mesmo.

Existem 79 síndromes associadas à obesidade. 19 são por culpa dos genes
Notícias ao Minuto

22:36 - 28/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Um recente estudo da Universidade de McMaster, no Canadá, revela que existem 79 síndromes associadas à obesidade, sendo que 19 têm origem genética. Embora o panorama pareça assustador – e é -, grande parte destas bases de obesidade são raras.

Para este estudo, conta o site LiveScience, os investigadores analisaram mais de 160 estudos sobre a obesidade, deixando de parte todos os que associavam esta condição à má alimentação e ao sedentarismo, dois dos fatores externos que mais contribuem para o ganho de peso desmedido.

Depois de passarem a pente fino tudo o que já se tinha descoberto sobre a obesidade, os investigadores foram capazes de encontrar condições genéticas que, entre outros sintomas e consequências, causam obesidade, como é o caso da síndrome de Prader-Willi, que provoca uma sensação excessiva e insaciante de fome. Há dois anos, um estudo da Imperial College London apontou o dedo a mutações genéticas.

Embora tenham encontrado 79 síndromes que podem desencadear obesidade, 43 continuam sem uma definição concreta, sendo necessários mais estudos para determinar o verdadeiro impacto de cada um.

De qualquer modo, salientam os investigadores, este estudo pode servir de base para novas análises sobre o efeito de determinadas doenças e condições de saúde no ganho de peso, não sendo a obesidade uma consequência exclusiva dos maus hábitos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório