Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Obesos 'saudáveis' também correm riscos de problemas cardíacos

Embora tenham um metabolismo considerado saudável, o excesso de peso continua a ser um pecado para a saúde.

Obesos 'saudáveis' também correm riscos de problemas cardíacos
Notícias ao Minuto

12:00 - 24/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Um recente estudo publicado na revista Journal of Clinical Endocrinology revelou que até mesmo as pessoas obesas que são consideradas saudáveis – por terem um metabolismo a funcionar corretamente e por não apresentarem pressão arterial nem outros sinais de doença – correm igualmente um maior risco de sofrer de problemas cardíacos quando comparadas com as pessoas que têm um peso adequado.

Conta a Reuters que este recente estudo do Steno Diabetes Center em Copenhaga vem contrariar investigações anteriormente feitas e que indicavam que os obesos ‘saudáveis’ não corriam os mesmos riscos dos obesos não classificados assim.

Os investigadores dinamarqueses dizem que os níveis de gordura aniquilam os possíveis benefícios de um metabolismo saudável e colocam as pessoas obesas no leque das mais propensas a sofrer de diabetes e problemas cardiovasculares. Na prática, os homens obesos metabolicamente saudáveis corriam um risco três vezes maior de ter problemas de coração do que os homens com um peso saudável, enquanto as mulheres também obesas e metabolicamente saudáveis corriam um risco duplamente maior quando comparadas com as mulheres cujo peso se enquadrava nos parâmetros do que é considerado saudável.

O estudo teve por base a análise do índice de massa corporal (IMC), a pressão arterial e outros indicadores de saúde de 323 6,200 pessoas ao longo de dez anos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório