Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Como deixar o stress e nervosismo de lado na altura de conceber

Enquanto há casais que se tornam pais por acaso ou acidente, há outros com dificuldades cada vez maiores em ter um filho.

Como deixar o stress e nervosismo de lado na altura de conceber
Notícias ao Minuto

13:00 - 05/03/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Relações

Enquanto há quem se torne pai ou mãe por acaso, há casais para quem ter um filho é um problema realmente sério. Só no Reino Unido, por exemplo, um em cada sete casais tem dificuldades em conceber de forma natural, recorrendo por isso à ciência para consumar a parentalidade.

Para quem já passou ou ainda enfrenta este problema, há uma ideia quase que transversal a todos os casais: a sensação de que, assim que ambas as partes do casal decidem formar uma família, tudo se torna mais complicado. A ansiedade cresce e o nervosismo também e aquilo que não devia passar de um ritual natural, começa a tornar-se numa preocupação. Mas há formas de deixar tanto uma como outra sensação de lado. Citado pelo Daily Mirror, o médico Kim Clugson, especialista em matérias de fertilidade, enumerou-as:

Deixar de ver o sexo como uma ‘tarefa’

Não são poucos os casais que já sentiram que o coito se tornou numa obrigação em vez de algo espontâneo. A partir do momento em que isso acontece, o romance parece esmorecer e, com isso, o entusiasmo em estar com a nossa cara metade também. Fazer da conceção o foco do ato sexual vai torná-lo mecânico e, dessa forma, reduzir cada vez mais a vontade em que cada parte da relação em fazê-lo.

Conhecer as diferenças entre os sexos

Não ver resultados no final de cada período fértil é, para as mulheres, um fácil causador de stress na relação, que pode facilmente resultar em cada vez menos relações sexuais com o parceiro, fazendo, por isso, com que as hipóteses em conceber diminuam ainda mais.

Esta sensação, por seu lado, irá afetar o homem, que vê no desespero da parceira um sinal de que o problema pode estar nele, elevando assim os graus de ansiedade e nervosismo no momento do ato, que finalmente se irão consumar num momento de pressão e não de prazer.

Não ter apenas em conta o período fértil

É certo que esta altura facilita a conceção. No entanto, a decisão em querer manter relações sexuais fora do período fértil irá manter ‘a chama acesa’ e, dessa forma, melhorar a qualidade da relação e certificar que o coito não consiste apenas na obrigação de fazer um filho.

Saber que não há casais iguais

Este tópico aplica-se maioritariamente aos homens. Enquanto uns fazem questão de conhecer os ciclos férteis das parceiras para tentarem estar ‘em sintonia’, outros preferem não saber para que a pressão não lhes recaia nos ombros. Não há fórmulas mágicas ou corretas, existe sim a maneira que melhor funciona para cada casal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório