Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Dez aspetos que afetam (e muito) o nosso apetite

Aquilo que as pessoas comem ao longo do dia depende muito do momento em que o fazem. Sabia que come de forma diferente quando está sozinho?

Dez aspetos que afetam (e muito) o nosso apetite
Notícias ao Minuto

15:20 - 26/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

O apetite de uma pessoa não depende apenas daquilo que comeu na refeição anterior, está completamente associado ao momento em si e a todo o meio envolvente.

Sabia que come de forma diferente quando está sozinho? Sim, as pessoas que estão sós – ou que se sentem abandonadas – tendem a comer em menores quantidades do que aquelas que fazem as refeições acompanhadas.

Como explica o site Bustle, o ato de comer tem uma forte conexão social, sendo as escolhas dos outros uma forma de também interferir com o apetite que se sente. Na prática, aquilo que os amigos/familiares escolhem para comer num restaurante afeta e muito as escolhas e o apetite que se tem. A pessoa com que se está a comer também pode interferir com o apetite, sendo comum o exagero nas quantidades quando se está junto dos amigos mais íntimos.

Como não poderia deixar de ser, também as redes sociais têm algo a dizer neste tema. Quantas mais imagens de comida se vê nas redes sociais, mais vontade se tem de comer… sejam alimentos saudáveis ou mais calóricos.

A proximidade dos alimentos é um outro aspeto que faz aumentar o apetite – leia-se, vontade de comer, mesmo que não se tenha fome -, assim como a cor dos pratos. Um estudo provou que as pessoas tendem a servir e a comer mais comida quando esta tem uma cor semelhante à do prato.

O barulho intenso, a televisão e as temperaturas mais frias – seja na casa ou no restaurante – são igualmente fatores que impulsionam a tendência para se comer mais do que o devido. E como se não bastasse, diz o Bustle, pagar com cartão as refeições que se fazem fora faz também com que se coma mais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório