Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Erros que comete quando dá comida ao seu animal

Seja um cão ou um gato, há um aspeto que é importante ter sempre em conta: Eles não comem da mesma forma do que nós.

Erros que comete quando dá comida ao seu animal
Notícias ao Minuto

18:00 - 30/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Pets

A obesidade animal é uma realidade e são cada vez mais os casos de cães e de gatos com excesso de peso, uma condição que peca não só pela estética do animal, mas principalmente pelas consequências nocivas que pode ter para a saúde.

Se o excesso de peso num animal é já um motivo de preocupação, os cuidados dos donos não fica nada atrás, especialmente quando são cometidos alguns erros como aqueles que a revista Health revela como mais comuns.

Cortar na quantidade de calorias que o animal ingere é um dos erros mais frequentes, uma vez que os donos tendem a cair no exagero e a restringirem em demasiado o nível energético dado ao animal, acabando por condicioná-lo no que toca a nutrientes essenciais. Recorrer ao apoio de um veterinário é fundamental.

Alguns donos acham que dar suplementos ao animal é um gesto benéfico para a saúde dos mesmos, mas a verdade é que pode ser verdadeiramente prejudicial, especialmente se a alimentação do bicho for já equilibrada e nutritiva. Como explica a professora de nutrição veterinária Julie Churchill, a toma de suplementos apenas deve acontecer sob o aconselhamento de um especialista.

Embora seja uma tendência entre os humanos, a dieta crua pode ser má para os cães e/ou gatos, uma vez que o sistema digestivo dos animais é diferente e o risco de contaminação por bactérias é grande, especialmente quando é dada carne crua nas refeições principais.

Diz ainda a Health que um outro erro comum entre donos é o hábito de dar aos animais alimentos processados que para os humanos são já um verdadeiro ‘veneno’. Este tipo de comida, repleta de gordura, sal e açúcar, não só aumenta os riscos de obesidade dos bichos, como os coloca à mercê de doenças comuns em pessoas, como a diabetes e problemas cardiovasculares.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório