Aspetos do dia-a-dia que interferem com a fertilidade

São muitos os aspetos que podem interferir com a fertilidade de um homem e de uma mulher. Mas sabia que alguns pertencem à sua rotina diária?

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
27/09/2016 20:00 ‧ 27/09/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Carreira

A fertilidade de um homem e de uma mulher não depende, apenas, de questões genéticas ou de problemas de saúde. São muitos os aspetos que podem condicionar a capacidade de fecundar e que, no caso do sexo masculino, podem reduzir consideravelmente a qualidade do esperma.

A prevenção é fundamental, mas tal não passa apenas por cuidados extra com a alimentação e com a toma de medicamento, passa seguramente pela perda de alguns hábitos diários menos saudáveis e pela aquisição de outros que vão ao encontro do bem-estar e da saúde do casal.

Porém, como destaca o The Independent, existem aspetos diários que interferem com a fertilidade de uma pessoa e que, muitas vezes, acabam desvalorizados e pouco ou nada associados à incapacidade de engravidar. É o caso da carência de vitamina D, muito associada às escassas horas ao ar livre e ao elevado tempo que uma pessoa passa fechada num escritório a trabalhar.

Este hábito noturno pode ser penoso para a fertilidade feminina e trabalhar numa cozinha ou num local com elevadas temperaturas é um outro fator que condiciona a fertilidade de uma pessoa, tal como usar constantemente o computador portátil em cima das pernas.

No caso dos homens, a especialista em fertilidade Geetha Venkat coloca mais um aspeto na ‘lista negra’: andar de bicicleta. Diz a especialista que andar de bicicleta (especialmente a nível profissional) pode afetar a produção e qualidade do esperma.

O uso de telemóvel, e o hábito de o colocar no bolso das calças, também reduz a qualidade do sémen, diz um estudo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas