Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 19º

Usar telemóvel altera qualidade do esperma, diz estudo

A qualidade do sémen piorou desde o início do século XX, sendo a radiação de frequência electromagnética dos telemóveis uma das causas.

Usar telemóvel altera qualidade do esperma, diz estudo
Notícias ao Minuto

13:00 - 22/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Relação

Uma equipa de investigadores do Centro Médico Carmel e do instituto Technion de Haifa, em Israel, comprova agora algo que a ciência já suspeitava: o telemóvel tira qualidade ao esperma.

No estudo realizado – e publicado há algumas semanas na Reproductive BioMedicine Online – os cientistas revelam que a qualidade do sémen piorou desde o início do século XX e que, mais recentemente, os telemóveis podem ser um dos principais culpados. Em causa está a radiação de frequência eletromagnética emitida pelos equipamentos.

Para o estudo, a equipa liderada por Ariel Zilbertlicht, analisaram o uso do telemóvel e a qualidade do esperma de 106 homens. E os resultados não poderiam ter sido mais diretos: a proximidade do telemóvel reduziu a qualidade do esperma a níveis que poderiam causar infertilidade.

Mais concretamente, diz a investigação, guardar o telemóvel a meio metro ou menos da virilha tira qualidade ao esperma, sendo que os níveis mais baixos de concentração de sémen eram mais frequentes entre os homens que têm o telemóvel no bolso das calças (47%).

Contudo, não é apenas o ato de ter o telemóvel no bolso que é prejudicial. Falar mais de uma hora ao telefone ou fazê-lo enquanto está ligado à corrente são outros dois fatores que interferem negativamente com a qualidade do esperma.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório