Esta é a melhor altura para comer meloas. Conheça os benefícios

As meloas são uma das frutas da época e são vários os benefícios que pode ter. Conheça algumas boas razões para comprar sempre esta fruta de cada vez que for ao supermercado nas próximas semanas.

meloa

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
09/07/2025 15:05 ‧ há 4 horas por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Alimentação

Se é daquelas pessoas que gostam sempre de comer as frutas na sua época, saiba que este é o momento ideal para comer meloas. Estão por todo o lado e o melhor é levar uma, duas ou três no cesto de compras. São vários os benefícios que pode ter andado a perder.

 

A dietista Hope Brandt revelou ao 'website' USA Today alguns dos benefícios desta fruta. "A meloa é um excelente complemento à sua dieta se estiver à procura de alimentos mais hidratantes, mais alimentos anti-inflamatórios e ricos em nutrientes", começou por dizer.

Diz ainda que é uma boa fonte de antioxidantes, potássio e até fibras. "São tudo nutrientes que fortalecem a imunidade, ajudam no processo digestivo e oferecem proteção contra doenças crónicas."

Leia Também: Seis formas de evitar intoxicações alimentares nos eventos de verão

Explica também que é uma forma de proteger-se contra os radicais livres. Consegue ainda proteger a saúde dos olhos, proteger o sistema imunitário e atuar com antioxidante. Ajuda também o corpo na produção de células sanguíneas.

“Uma dieta rica em antioxidantes pode ajudar a reduzir a inflamação crónica ao longo do tempo”, continua. A meloa pode ser consumida sozinha, mas também em conjunto com outros alimentos para conseguir receber ainda mais benefícios.

É o caso de frutos vermelhos, frutos secos, iogurte grego ou queijo cottage. "A meloa pode ser incorporada na dieta de forma a aumentar o nível geral de fibras e água no corpo, o que irá ajudar na resolução de eventuais problemas digestivos."

E qual é a quantidade de meloa que deve ingerir?

Explica que uma chávena com pedaços de meloa pode conter até 53 calorias. Cada porção consegue conter 6% da dose diária de vitamina A recomendada e é quase suficiente para chegar à dose recomendada de vitamina C. 

Cita a Organização Mundial de Saúde e revela que o ideal é consumir pelo menos cinco porções de frutas e vegetais, cerca de 80 gramas por porção. "A meloa é uma ótima forma de preencher uma ou outra porção recomendada."

Como escolher as meloas do supermercado

O 'website' EatingWell deixa algumas dicas que pode colocar em prática na altura de comprar para trazer o melhor exemplar para casa. Deve começar por cheirar a meloa. É uma das primeiras coisas que pode fazer: cheirar na zona do talo. Explicam que o ideal é que tenha um cheiro doce, mas não muito intenso. Se não sentir cheiro nenhum, é sinal de que ainda não está maduro o suficiente.

Depois, olhe bem para a fruta. Precisa de perder algum tempo para acabar por escolher a melhor fruta. Pela cor, deve optar por uma meloa que seja mais bege e clara. Se estiver muito verde é sinal de que ainda não está em condições. Na zona do talo, não deverá ter qualquer ponta. Poderá indicar que foi cortado muito cedo.

Por fim, tenha Deve segurar na meloa e sentir o peso. Se parecer mais pesado do que o tamanho que tem, é sinal de que está pronto para comer. Se a meloa passou em todos os testes anteriores, deverá apertar de forma suave. Deverá ser firme sem ser demasiado duro. São aceitáveis alguns pontos macios, mas deverá ser mais firme na totalidade.

Leia Também: Ponha fim à prisão de ventre com estes alimentos ricos em fibra

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas