E se o beijo for uma das causas da infertilidade?

Há um subtipo do vírus do herpes que, ao ser passado através da saliva, pode interferir com a fertilidade da mulher.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
12/07/2016 08:00 ‧ 12/07/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Herpes

Uma equipa de investigadores da Universidade de Ferrara, em Itália, apresentou recentemente um estudo que revela que existe um subtipo do vírus do herpes que, ao ser passado pelo beijo, pode ser um dos responsáveis pela infertilidade feminina.

O vírus em causa – o HHV-6A, já anteriormente associado à infertilidade – pode ser transmitido de pessoa para pessoa através da troca de saliva, como acontece no ato de beijar, lê-se no site da revista PLOS ONE.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores italianos analisaram o útero de 66 mulheres entre os 21 e os 38 anos, das quais 36 eram férteis (e já tinham tido, pelo menos, uma gravidez bem-sucedida) e 30 tinham sido diagnosticadas com infertilidade primária e nunca tinham sido mães.

Depois de avaliaram cada um dos resultados obtidos, os cientistas notara que 43% das mulheres inférteis (13 de 30) apresentavam a presença deste subtipo do vírus do herpes, que não foi detetado e nenhuma das mulheres férteis.

Como indica o estudo, as mulheres que estavam infetadas com o HHV-6A tinham níveis elevados de estradiol (hormona sexual que pode desencadear o aparecimento do vírus) e também níveis anormais de citocinas (proteínas conhecidas por serem importantes no processo de reprodução, uma vez que interferem diretamente com a fertilização dos óvulos).

Embora os resultados tenham sido concretos, os investigadores salientam que é ainda cedo para traçar novas terapêuticas. Além do vírus não ser detetável em análises sanguíneas nem em amostras com saliva, o seu comportamento não é sempre igual e pode refletir o facto das variantes do HHV-A6 usarem recetores diferentes de células.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas