Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

E se o beijo for uma das causas da infertilidade?

Há um subtipo do vírus do herpes que, ao ser passado através da saliva, pode interferir com a fertilidade da mulher.

E se o beijo for uma das causas da infertilidade?
Notícias ao Minuto

08:00 - 12/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Herpes

Uma equipa de investigadores da Universidade de Ferrara, em Itália, apresentou recentemente um estudo que revela que existe um subtipo do vírus do herpes que, ao ser passado pelo beijo, pode ser um dos responsáveis pela infertilidade feminina.

O vírus em causa – o HHV-6A, já anteriormente associado à infertilidade – pode ser transmitido de pessoa para pessoa através da troca de saliva, como acontece no ato de beijar, lê-se no site da revista PLOS ONE.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores italianos analisaram o útero de 66 mulheres entre os 21 e os 38 anos, das quais 36 eram férteis (e já tinham tido, pelo menos, uma gravidez bem-sucedida) e 30 tinham sido diagnosticadas com infertilidade primária e nunca tinham sido mães.

Depois de avaliaram cada um dos resultados obtidos, os cientistas notara que 43% das mulheres inférteis (13 de 30) apresentavam a presença deste subtipo do vírus do herpes, que não foi detetado e nenhuma das mulheres férteis.

Como indica o estudo, as mulheres que estavam infetadas com o HHV-6A tinham níveis elevados de estradiol (hormona sexual que pode desencadear o aparecimento do vírus) e também níveis anormais de citocinas (proteínas conhecidas por serem importantes no processo de reprodução, uma vez que interferem diretamente com a fertilização dos óvulos).

Embora os resultados tenham sido concretos, os investigadores salientam que é ainda cedo para traçar novas terapêuticas. Além do vírus não ser detetável em análises sanguíneas nem em amostras com saliva, o seu comportamento não é sempre igual e pode refletir o facto das variantes do HHV-A6 usarem recetores diferentes de células.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório