Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Dez conselhos para prevenir a infertilidade

A Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade) revela as dez formas de prevenir aquele que é um dos problemas mais temidos pelos casais portugueses.

Notícias ao Minuto

15:31 - 19/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle APFertilidade

A infertilidade é o resultado de uma falência orgânica devida à disfunção dos órgãos reprodutores, dos gâmetas ou do concepto. Um casal é infértil quando não alcança a gravidez desejada ao fim de um ano de vida sexual contínua sem métodos contracetivos”. É desta forma que a Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade) descreve aquele que é um dos problemas mais temidos pelos casais portugueses.

A definição apresentada é, como se lê no site do organismo, “válida para o casal com vida sexual plena de amor e prazer (3-5 vezes por semana), em que a mulher tem menos de 35 anos de idade e em que ambos não conhecem qualquer tipo de causa de infertilidade que os atinja”. Embora tanto a infertilidade feminina como a masculina possa ser vista como causa para o insucesso da gravidez (estando os dois géneros com uma taxa de infertilidade similar), “também se considera infértil o casal que apresenta abortamentos de repetição (a partir de três consecutivos)”.

A prevenção da infertilidade passa pela adoção de uma série de hábitos e atitudes diárias que permitem melhorar a saúde e a condição reprodutiva do casal, dois aspetos fundamentais não só para se conseguir gerar uma gestação, mas também para que a gravidez seja de sucesso.

Em Portugal, diz a APFertilidade, cerca de 300 mil casais são inférteis, sendo que entre 10 a 15% dos casais que fazem tratamentos de fertilidade podem precisar de doação de óvulos ou espermatozoides.

Num comunicado enviado esta segunda-feira às redações, a Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade) revela como é possível prevenir esta incapacidade de engravidar, devendo o casal procurar sempre o apoio e aconselhamento de um especialista.

Clique nas imagens acima e veja dez formas de prevenir a infertilidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório