Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Dia da Colangite Biliar Primária: Conheça a doença rara do fígado

Calcula-se que 90% das pessoas que são diagnosticadas com esta doença são mulheres entre os 40 e os 60 anos.

Dia da Colangite Biliar Primária: Conheça a doença rara do fígado
Notícias ao Minuto

09:09 - 11/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Colangite Biliar Primária, uma doença rara do fígado que se calcula que em Portugal afete mil a duas mil pessoas.

Esta doença, geralmente assintomática, em alguns casos pode demorar dez anos a ser diagnosticada e pode evoluir para cirrose e insuficiência hepática e levar ao transplante do fígado e até mesmo à morte do doente.

Ainda são desconhecidas as causas do desenvolvimento desta doença mas os investigadores acreditam que se possa tratar de uma doença hereditária. Alguns dos sintomas a assinalar são: fadiga, prurido, icterícia (pele e olhos amarelados, o que normalmente acontece quando a doença já está mais avançada);

Esta é uma doença que pode levar à estigmatização, uma vez que os sintomas indicam, erradamente, tratar-se de consumo excessivo de álcool ou drogas.

A Colangite Biliar Primária (CBP) é a segunda causa de transplante de fígado, sendo responsável, na Europa, por 9% de todos os transplantes de fígado efetuados.

Frequentemente, o único marcador ou indicador que mostra a presença da CBP é encontrado em análises ao sangue, pela medição de determinados compostos bioquímicos relacionados com a função hepática.

Ou seja, pode ser detetada através de análises bastante simples mas que necessitam que o médico peça especificamente para medir determinados valores.

Apesar de geralmente ser assintomática, estima-se que 50% dos doentes tenha sintomas cinco anos após o início da doença e 95% 20 anos depois.

Nos últimos 20 anos não houve qualquer inovação no tratamento farmacológico desta doença. Este ano foi aprovado pela FDA um fármaco inovador, o Ácido Obeticólico, para esta doença, que permite tratar eficazmente muitos doentes.

A Raríssimas, Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, apresentou esta semana na Casa dos Marcos, na Moita, o novo projeto (IN)FORMA RARA, uma iniciativa, dirigida a doentes, familiares e a profissionais de saúde, que visa aumentar o conhecimento sobre a Colangite Biliar Primária (CBP) e impulsionar uma melhoria no diagnóstico desta doença. O projeto foi distinguido internacionalmente com o prémio Practice to Policy.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório