Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Millennials. A geração que se está nas tintas para a saúde

Os jovens de hoje são de extremos: Enquanto uns olham atentamente para a saúde e fazem de tudo para a melhorar, outros ignoram completamente os sinais que o corpo dá.

Millennials. A geração que se está nas tintas para a saúde
Notícias ao Minuto

14:00 - 16/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

A geração Y (entre a década de 80 e início de 2000) é uma geração academicamente instruída, com atitude, com metas traçadas e com uma vontade muito própria. Mas a geração Y é também uma geração desleixada, muito à boleia das novas tecnologias e das facilidades existentes nos dias de hoje.

E é na saúde que este desleixo é mais notório. Enquanto alguns adolescentes e jovens adultos se preocupam com a saúde e com o aspeto físico – aderindo fielmente a um estilo de vida saudável –, a grande maioria daqueles que se incluem na geralção de ‘millennials’ acaba por ser refém daquilo a que ciência já chama de ‘doutor Google’, a tendência para pesquisar todos e mais alguns sintomas e fazer um auto-diagnóstico, sempre sem consultar um médico. Mas este não é o único pecado. A geração Y é aquela que vive mais no limite, que menos cuidados pessoais tem e que mais freneticamente passa dos dias.

De acordo com a médica Jennifer Caudle, que falou com o site Bustle, são sete os erros mais comuns dos ‘millennials’ quando a saúde é tema central.

1 – Não ir ao médico. Além das pesquisas feitas no motor de busca, as pessoas gesta geração tendem a desvalorizar alguns sintomas e a sentirem-se reféns do próprio trabalho, usando a falta de tempo como desculpa para não ir ao médico.

2 – Não conhecer o histórico médico da família. Os jovens adultos dos dias de hoje não conhecem as doenças mais comuns na família e não se preocupam em fazer testes de despiste, como revela a médica.

3 – Aderir a um vasto leque de dietas. Seja por excesso ou por defeito, os ‘ millennials’ tendem a não ter uma alimentação coerente e constante, experimentando um vasto leque de dietas e regimes alimentares e que nem sempre são adequados e recomendados para as suas necessidades. E claro, mudam de dieta e nunca pedem o aconselhamento a um especialista.

4 – Ignorar o protetor solar. As longas horas ao sol são uma constante no verão e a proteção fica sempre aquém da desejada. Além disso, são poucas as pessoas que tendem a analisar os sinais que têm no corpo.

5 – Dormir pouco. A geração Y é aquela que vai agora da adolescência até aos 36 anos, mais coisa menos coisa, ou seja, é a geração que pouco ou nada dorme, seja pelas noitadas na discoteca, pelas horas a fio a ver séries ou a navegar nas redes sociais, seja pelo trabalho, pelo stress, etc.

6 – Não fazer testes para doenças sexualmente transmissíveis. Apesar da informação existente e dos alertas recorrentes, os comportamentos sexuais de risco continuam a ser uma constante, ao contrário dos testes e análises para deteção de possíveis doenças.

7 – Ignorar sintomas de problemas mentais. A depressão não escolhe idades e é uma doença mental que tende a ser ignorada pelas pessoas com menos de 40 anos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório