Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Eis como o exercício pode ser 'amigo' da imunidade

Praticar exercício físico faz com que as nossas defesas naturais funcionem melhor.

Eis como o exercício pode ser 'amigo' da imunidade
Notícias ao Minuto

16:31 - 12/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Especialista

Antes de mais, treinar acelera a circulação sanguínea. E, assim, além de fazer o sangue chegar a todo o lado, "minimiza inflamações", explica o professor de educação física Marco Túlio de Mello, da Universidade Federal de Minas Gerais, à revista Saúde.

Além disso, praticar algum desporto regularmente e numa intensidade moderada tem um efeito direto sobre as células de defesa. "Estas começam a capturar e destruir os patogénicos com maior facilidade", observa o biólogo André Bachi, da Universidade Cruzeiro do Sul.

Num estudo recente, o cientista demonstrou que idosos ativos respondem melhor à vacina da gripe em comparação com indivíduos sedentários. O especialista revela que apenas 50% dos mais velhos vacinados contra a gripe ficam realmente protegidos da infeção, número que subiu para 90% quando uma rotina de exercícios foi implementada.

Por fim, mexer o esqueleto ainda ajusta a comunicação entre os diversos agentes do sistema imunológico. É como se todos os protocolos de segurança interna do organismo se tornassem ágeis e inteligentes, descreve a revista Saúde.

Mas é preciso ter cuidado para não exagerar. "O exagero leva a um quadro inflamatório e a uma consequente queda na função imune", avisa o professor de educação física Luís Fernando Deresz, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, no Brasil.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório