Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Tudo o que pode interferir com o aspeto (e saúde) dos seios

Veja como pequenos hábitos do dia-a-dia podem fazer toda a diferença.

Tudo o que pode interferir com o aspeto (e saúde) dos seios
Notícias ao Minuto

11:58 - 09/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Corpo

O corpo é uma caixinha de surpresas impossível de prever. As suas várias mudanças ao longo do ano vão revelando o seu lado mágico, mas podemos colocar as hormonas no centro de todas as atenções, uma vez que são as grandes responsáveis pelo que acontece de bom e de mal no corpo. Contudo, estão longe de serem as únicas culpadas.

No que toca aos seios, por exemplo, são muitos os fatores que levam a mudanças no aspeto e também na saúde, como diz a revista Shape. E a menstruação é uma delas. Com a oscilação dos níveis de estrogénio e progesterona, os seios acabam por diminuir e depois aumentar de tamanho, podendo ficar duros e com uma ligeira sensação de nódulos.

A perda e o ganho de peso inconstante faz também com que o tamanho dos seios varie, podendo mesmo aparecer algumas estrias ao comprimento da mama.

Durante a gravidez são várias as partes do corpo que mudam e os seios não são exceção, acabando por ficar maiores – algo que pode intensificar-se ainda mais durante o período de amamentação, momento em que se dá um aumento da produção de prolactina, hormona responsável pela produção do leite materno.

O sexo é também um dos aspetos que faz mudar a aparência dos seios, uma vez que a excitação e o aumento do fluxo sanguíneo fazem com que fiquem maiores e os mamilos eretos. O estímulo do clitóris pode também interferir com os mamilos, uma vez que existe uma relação sensorial entre as duas partes do copo.

Ao contrário do que acontece quando se começa a tomar a pílula – que faz aumentar o tamanho do peito devido à quantidade de hormonas presente em cada comprimido- é na chegada da menopausa que a firmeza dos seios se perde e estes tendem a ficar mais descaídos.

De acordo com a publicação, existem ainda alguns fármacos capazes de fazer aumentar o volume do peito, como acontece com os antidepressivos e os que são usados para o tratamento de transtornos bipolares.

O exercício físico altera muito o tamanho e o formato dos seios, podendo ficar um pouco maiores e mais firmes quando se fazem treinos de força, ou mais descaídos e pequenos quando apenas se faz exercícios cardio e sem um sutiã adequado e que dê firmeza ao peito, evitando que salte descompensado durante a atividade física.

O consumo exagerado de café pode não só interferir com o aspeto dos seios, como também com a saúde dos mesmos, uma vez que as mulheres que são sensíveis à cafeína tendem a desenvolver nódulos fibroquísticos, o que poderá dar um aspeto denso à mama. Também o consumo de bebidas alcoólicas regularmente pode interferir com o aspeto e saúde da mama, já que existe uma ligação entre este tipo de bebidas e o cancro nesta parte do corpo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório