Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Porque é que simplesmente não se consegue concentrar?

E não é só porque é segunda-feira…

Porque é que simplesmente não se consegue concentrar?
Notícias ao Minuto

09:18 - 18/07/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Concentração

Num momento está totalmente envolvido numa tarefa no seu trabalho, no momento seguinte está a conversar com amigos no Skype ou no Facebook, a ver as últimas piadas online ou os vídeos virais do momento.

Muitas pessoas sofrem com a dificuldade em concentrar-se, e a culpa pode não ser apenas de se ser mais ou menos distraído.

Especialistas sugerem que o nosso cérebro não está preparado para a quantidade cada vez maior (e mais rápida) de distrações digitais, o que nos deixa com uma sensação de lentidão e, no final, menos produtivos.

A tecnologia domina praticamente todos os aspetos da nossa vida durante o tempo em que estamos acordados, e isto tem um custo cognitivo.

Um estudo realizado pela Microsoft, no Canadá, em 2015, revelou que, em média, o intervalo médio de atenção dos humanos caiu de 12 segundos no final do século passado para oito segundos no novo milénio.

O que não quer dizer que sejamos menos inteligentes, mas que desempenhamos várias tarefas ao mesmo tempo. Mas vários especialistas defendem que a multi-funcionalidade não existe e que simplesmente passamos o tempo a mudar a nossa atenção de uma tarefa para a outra muito rapidamente, o que poderá ter consequências para o funcionamento do cérebro.

Pois quando ‘saltamos’ de atividade em atividade o nosso cérebro usa glicose e oxigénio e, à medida que estes se esgotam, ficamos com uma sensação de sonolência e desorientação. O resultado é a libertação da hormona cortisol, uma das hormonas do stress.

Greg Foot, apresentador de um programa de ciência da BBC, destaca que esta não é a melhor condição para uma pessoa se conseguir manter concentrada e tomar decisões.

Além disso, quando estamos numa busca constante por coisas novas o nosso sistema de dopamina, que envia mensagens - conhecidas como ‘substâncias químicas de recompensa’ - a várias partes do cérebro ativa-se. Fazendo com que o nosso cérebro receba uma recompensa cada vez que perdemos a concentração.

O neurocientista e psicólogo cognitivo Daniel J. Levitin afirma que, em média, estamos a consumir por dia uma quantidade informação equivalente a 175 jornais - 30 vezes o conteúdo que consumíamos há 30 anos.

Para se conseguir manter concentrado a BBC sugere algumas dicas: desligar os dispositivos de que não está a precisar; tomar o pequeno-almoço; beber água; praticar exercício físico; dormir bem (pelo menos 7 horas por noite).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório