Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 19º

Está na hora de parar de adiar o despertador todas as manhãs

Está a ver o botão ‘snooze’? Esqueça que existe.

Está na hora de parar de adiar o despertador todas as manhãs
Notícias ao Minuto

19:19 - 23/06/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Hábitos

Há quem simplesmente não consiga acordar à primeira e precise de uma série de despertadores a tocar minutos após minutos para conseguir sair da cama. O botão ‘snooze’ faz as delícias de quem não consegue sair logo da cama, mas a verdade é que este hábito não tem nada de benéfico para a saúde.

Como lhe mostrámos aqui, acordar à primeira é melhor do que adiar o despertador, e não faltam motivos para parar de usar o botão ‘snooze’. Segundo o presidente da Sociedade Espanhola do Sono (SES), Joaquín Terán Santos, prolongar o despertador não vai fazer com que a pessoa durma mais uns minutos de forma descansava, pelo contrário: vai terminar com o ciclo natural de sono, fazendo com que este seja tudo menos tranquilo.

Como conta a BBC, sempre que se adia o despertador, o cérebro dá início a um novo ciclo de sono, interrompendo o anterior – que começou poucos minutos antes. Embora não haja, ainda, uma “resposta científica absoluta” sobre os possíveis malefícios do hábito de adiar o despertador, Terán Santos acredita que, a longo prazo, esta tendência poderá ter um impacto negativo nos ritmos biológicos de sono.

Ou seja, uma pessoa tende a adiar vezes sem fim o despertador porque tem sono e o sono é consequência da má qualidade do descanso, muitas vezes à boleia deste hábito de adiar a hora de acordar.

Uma das consequências mais recorrentes do ‘snooze mood’ é a inércia do sono, ou seja, a sensação de dormência, falta de energia e a incapacidade de manter a concentração.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório