Se está a pensar marcar uma viagem até ao Japão, ou se até já tem tudo encaminhado, o melhor é ter em conta alguns dos erros mais comuns entre os turistas e evitá-los. Numa altura em que o país está a receber cada vez mais visitantes, e muitos de território nacional, há que tem em conta alguns pontos para que tudo corra bem.
Jéssica Kozuka vive no Japão há 20 anos e já tem muito para contar. Ao 'website' Travel+Leisure revelou alguns dos erros que mais vê os turistas cometer quando vão até ao país. Veja o que deve evitar.
“Com suas regras obscuras e costumes rígidos, até o viajante mais consciente pode cometer um erro no Japão. Embora as pessoas geralmente sejam gentis com os deslizes, o recente aumento no número de turistas está a começar a minar essa hospitalidade”, começa por dizer.
1- Más maneiras à mesa
Um dos problemas está relacionado com os pauzinhos, os hashis, mas não em usá-los, mas sim onde os deixar quando não está a comer. "Nunca os coloque em pé numa tigela de arroz, pois isso simboliza uma oferenda aos mortos. Não aponte para objetos com os hashis, nem cometa o 'pecado' de comer de um prato comum com os hashis que estiveram na sua boca”, aconselha.
Revela ainda que o sushi deve ser comido à mão e que massa deve ser comida como se de ramen se tratasse. “Não chegue atrasado à reserva de uma mesa e não use perfumes fortes, especialmente se for para a mesa do chef.”
Leia Também: Charme medieval na Alemanha: Quatro destinos a não perder
2- Ser muito barulhento
“É considerada falta de educação atender o telefone nos transportes públicos ou num restaurante, por exemplo.”
3- Não leve (nem crie) obstáculos nos transportes públicos
"Evite bloquear as portas, fique de lado e segure as mochilas à sua frente para que não batam nos outros passageiros." Comer e beber também é proibido, só em viagens de longo curso.
4- Não levar dinheiro físico
"Ainda há muitos sítios que só aceitam dinheiro vivo. Tenha sempre algum consigo."
5- Dar gorjeta
"Isto nunca é esperado no Japão para nenhum serviço e só cria confusão."
6- Fazer gestos errados
"A comunicação não verbal pode levar pessoas que não falam japonês longe, mas esteja ciente de que nem todos os gestos podem ser traduzidos. Ao sinalizar para a conta, imitar a assinatura às vezes funciona, mas o gesto mais comum é cruzar os dedos indicadores em X, indicando que não quer pedir mais nada."
7- Tentar abrir portas de um táxi
"O motorista simplesmente aperta um botão e a porta abre-se para entrar, sem precisar fazer malabarismos ou tocar no metal quente."
8- Fumar em público
"O fumo é bastante restrito no Japão para evitar a exposição passiva. Isso significa que não é permitido fumar em zonas públicas, como restaurantes e hotéis, apenas em salas designadas para o efeito."
9- Não respeitar santuários e templos
"Uma reclamação comum entre os meus amigos japoneses é a falta de respeito dos turistas em santuários e templos."
10- Pouco cuidado nas fontes termais
"Tome um banho antes para garantir que não leva suor e sujidade de um dia inteiro para o interior."
Leia Também: Verão: 10 praias que tem de visitar no norte de Espanha