Os signos que têm mais dificuldade em ser espontâneos tendem a ser reflexivos. São pessoas com uma mente estruturada, que pensam duas vezes antes de agir. Além disso, avaliam os planos ou propostas de acordo com o quanto estão alinhados com a sua maneira de ser ou com os seus objetivos.
Não gostam de sair da sua zona de conforto nem têm medo de recusar um convite, porque não estão interessados em obter validação externa ou agradar aos outros. Valorizam a estabilidade, a racionalidade e o baixo risco.
Graças à sua mentalidade analítica, é provável que os signos do elemento Terra liderem este ranking criado pelo La Nacion. Os nascidos sob estes signos não gostam de sair da sua zona de conforto ou arriscar-se se não acharem necessário; preferem manter uma rotina controlada e uma certa ordem nas suas vidas. Muitos podem considerá-los previsíveis e aborrecidos, mas é esta perseverança que os ajuda a ser bons no seu trabalho e a cumprir os seus objetivos.
Virgem (23 de agosto a 22 de setembro)
As pessoas nascidas sob este signo do elemento Terra são, sem dúvida, as menos espontâneas do zodíaco. São conhecidas pela sua atenção aos detalhes e necessidade de controlo. Adoram planear tudo com antecedência, considerar cada aspeto de uma situação, evento ou projeto antes de agir. Analisam com antecedência para evitar erros, por isso são boas a contemplar possíveis cenários e soluções práticas antes que aconteçam imprevistos.
Capricórnio (22 de dezembro a 20 de janeiro)
O segundo lugar neste ranking pertence ao signo Capricórnio, graças à sua mente estruturada. É regido por Saturno, o planeta associado à responsabilidade e à disciplina. Assim, as pessoas de Capricórnio precisam estabelecer metas claras, criar um plano de ação e executá-lo prestando atenção a cada detalhe.
Não são impulsivos e detestam falta de pontualidade ou cancelamentos repentinos. Têm dificuldade em adaptar-se a certas mudanças e sair das suas estruturas. Também não gostam de alterar as suas rotinas nem adotar comportamentos diferentes dos estabelecidos, pois acreditam nos seus próprios sistemas. Preferem a segurança às surpresas e não agem sem antes estabelecer um objetivo ou intenção.
Caranguejo (21 de junho a 21 de julho)
Embora os signos de Água sejam emocionais e se deixem levar pelos seus impulsos, Caranguejo é um dos mais controlados e comedidos. O caranguejo precisa de segurança para se sentir confortável. É por isso que não age impulsivamente, mas prefere dedicar tempo a refletir até ter certeza das suas intenções.
Touro (21 de abril a 20 de maio)
O Touro é conhecido por ser um dos signos mais resistentes à mudança, ocupando assim o quarto lugar neste ranking. Os nascidos sob este signo são pragmáticos, constantes e amantes da rotina. Procuram estabilidade em todos os aspetos da sua vida: relacionamentos, casa, dinheiro e trabalho. Gostam de criar os seus próprios hábitos e desfrutar dos pequenos prazeres da vida, como um jantar, uma noite de cinema ou uma ida ao spa.
Carneiro (21 de março a 20 de abril)
Embora este signo de Fogo seja regido por Marte, o planeta da ação, a sua relação com a espontaneidade é um pouco difícil. Eles ocupam o último lugar desta lista devido à sua dualidade. Às vezes, os nativos deste signo gostam de aventura e de se desafiar a si mesmos. Podem sair da sua zona de conforto para se exporem a novas experiências. No entanto, trata-se de um processo muito mais complexo, que geralmente ocorre após uma longa reflexão. Pensam em novos objetivos, projetos ou ideias e concretizam-nos.
Leia Também: Os signos mais mal compreendidos do zodíaco, segundo o mês de nascimento