O lado criativo de Catarina Fialho, 26 anos, estava meio adormecido. Licenciou-se em gestão e começou a carreira na área da análise financeira. A morte da avó, no final de 2023, fez com este lado mais imaginativo e empreendedor surgisse na sua vida. Como homenagem à sua perda, surgiu a Másia, uma marca de velas artesanais e sustentáveis com diversos aromas disponíveis.
"Quando a minha avó faleceu subitamente em 2023, senti uma vontade profunda de me conectar com o meu lado criativo. Acabaria por me dedicar a produzir velas artesanais por reconhecer nelas a capacidade de unir a estética minimalista e compromisso com a sustentabilidade que me definem e o lado criativo que a minha avó me deixou", revela Catarina ao Lifestyle ao Minuto no âmbito da rubrica Feito em Portugal.
No nome da marca, Másia, faz também referência à avó. "É a abreviatura do nome da minha avó, Tomásia. Quando nos deixou em 2023, senti a necessidade de expressar a minha criatividade de uma forma que fizesse sentido para mim. Criar esta marca foi a minha maneira de manter viva a sua influência e a sua paixão pelo detalhe e pelo artesanal."
Além do projeto que desenvolveu, Catarina continua a trabalhar na área em que se formou e explica que este 'background' foi essencial para a marca. "Foi especialmente importante para a fase de idealização e planeamento do projeto, mas tem sido essencial para garantir um crescimento sustentável e estruturado. Por agora, continuo a equilibrar as duas áreas, mas acredito que a Másia tem, com dedicação e persistência, imenso potencial de crescimento."
Leia Também: Graciele: A marca portuguesa de desodorizantes naturais e sem químicos
É no seu atelier no Seixal que faz toda a produção das velas e também dos copos, já que tudo é feito de forma artesanal e sustentável. "Aposto em materiais naturais e sustentáveis. Utilizo cera de soja 100% natural, que proporciona uma queima limpa e duradoura e pavios de madeira, que criam um efeito de crepitar e uma experiência social única. Os copos também são feitos à mão e de um material sustentável, resistente e de textura mineral."
O processo de criação é demorado e pode durar até duas semanas, uma vez que tem de passar por várias fases. Tudo começa pela procura do aroma. "Através de uma pesquisa olfativa e estudo de tendências tento garantir que a combinação de fragrâncias proporciona uma experiência envolvente e diferenciada."
Depois de uma parte mais técnica, da crua da soja e do design do copo, dá início a uma fase de produção mais a sério. "Defino um número de produtos que constituirão o stock de lançamento e só depois de curada esta primeira leva é que a vela é lançada para venda."
Trata-se de um processo minucioso e com muita dedicação por parte de Catarina. "Criar uma vela MÁSIA não é apenas misturar ingredientes, é um processo artesanal e detalhado onde cada elemento, do aroma, ao design, à experiência visual, é cuidadosamente pensado para proporcionar ao cliente algo verdadeiramente único e especial."
São várias as coleções sazonais que Catarina criou nos últimos meses e claro que já existem algumas velas que são mais procuradas por parte dos clientes. É o caso da Caramel, Coconut & Vanilla.
"Esta fragrância gourmand começa com notas de topo de coco suculento, que se derretem num coração rico de caramelo. Uma base doce de baunilha adiciona profundidade e calor, criando um aroma irresistível", explica.
Lemon, Orange & Bergamot, Macoron, Caconut e Vanilla e Peach, Apple & Caramel são outros dos aromas que estão disponíveis na marca. Catarina refere que o preço médio das velas fica nos 26,50 euros. É através da loja online que pode fazer as encomendas e encontrar alguns descontos na hora de fazer o pedido.
É possível que também vá encontrando Catarina, as suas velas e aromas em algumas feiras e festas. Alguns dos objetivos que tem para a Másia passam pela criação de uma coleção permanente, marcar presença em algumas lojas, lançar coleções temáticas e fortalecer a responsabilidade.
"Estou a trabalhar na ideia de fazer refills para os copos, assim os clientes poderiam utilizar de novo o copo para uma vela se não o utilizarem já para outras coisas."
Percorra a galeria para conhecer melhor as velas da Másia.
Leia Também: Diploria. Calções de banho portugueses para apanhar ondas com estilo