Procurar

Diploria. Calções de banho portugueses para apanhar ondas com estilo

Quando dois amigos surfistas se juntam, nasce uma nova marca portuguesa de calções de banho. Chama-se Diploria e conta com vários modelos bastante criativos. João Girbal e João Maria André são os responsáveis pelo projeto.

Diploria. Calções de banho portugueses para apanhar ondas com estilo Diploria. Calções de banho portugueses para apanhar ondas com estilo
Anterior Seguinte
Galeria

10 Fotos

© Diploria/Lifestyle ao Minuto

Adriano Guerreiro
22/07/2025 08:32 ‧ há 2 meses por Adriano Guerreiro

O surf já tinha unido João Girbal e João Maria André no mar. Agora é também fora dele que apanham as ondas do empreendedorismo. Aos 28 anos, decidiram criar uma marca de calções de banho portugueses, a Diploria. O projeto começou a ser pensado em 2024, mas só este ano foi lançado, mesmo a tempo dos primeiros mergulhos do verão de 2025.

 

"Sentimos que não havia nenhuma marca que refletisse totalmente o nosso estilo de vida e forma de estar, com ligação ao mar, design cuidado e produção consciente. A Diploria nasceu da vontade de preencher esse espaço com algo autêntico, com propósito, e uma visão estética diferente daquelas que existem atualmente no mercado português", revelam ao Lifestyle ao Minuto o âmbito da rubrica Feito em Portugal.

Nunca tiveram nada ligado à área têxtil, mas experiências passadas deram-lhes as bases para conseguirem criar este projeto. "Vínhamos das áreas de marketing, gestão e branding, e essa base ajudou-nos muito a desenvolver a marca de forma equilibrada, com uma visão estratégica e criativa."

O nome da nova marca de calções pode ser difícil de compreender à partida, mas os responsáveis explicam de onde veio a inspiração para o Diploria. "É o nome científico de um coral com forma de cérebro, presente em recifes tropicais. Representa duas ideias que nos acompanham desde o início: a ligação ao mar e uma forma de pensar criativa e intuitiva, como quem vive com a cabeça debaixo de água. É marcante, distinto e transmite a identidade da marca."

Leia Também: Graciele: A marca portuguesa de desodorizantes naturais e sem químicos

Toda a produção é feita em Portugal, "o que nos permite garantir qualidade, acompanhar de perto todas as fases do processo e manter práticas mais éticas e responsáveis”, e apostam também em materiais de qualidade. "A marca aposta numa abordagem 'slow fashion' com produções limitadas que valorizam a durabilidade e a exclusividade", continuam.

Explicam que apesar de terem uma ligação ao surf, estes são calções que podem ir muito além dessa prática desportiva no mar. "A Diploria não é só para surfistas, é para quem valoriza o design, a qualidade, o detalhe e uma estética com personalidade. Pode ser alguém que surfa todos os dias, mas também alguém que nunca entrou no mar e simplesmente se revê naquilo que a marca transmite. O que importa é essa ligação genuína com quem veste as peças."

Apesar dos poucos meses de atividade, já tem recebido diversas reações sobre a marca e os calções por parte dos clientes. "Estamos a construir uma comunidade fiel de forma orgânica e genuína. Tem sido incrível fazer os primeiros eventos em espaços físicos e sentir que as pessoas realmente se identificam com aquilo que estamos a fazer."

É através da loja online que pode comprar os calções. Os modelos standard custam a partir de 65 euros. Entre algumas das coleções disponíveis tem os Euphoria Boardshorts. Apresenta-se como um "modelo de edição limitada, combina design arrojado com tecnologia de ponta, ideal para surfistas exigentes". Já os Core Boardshorts são calções que "oferecem um ajuste seguro e confortável graças ao tecido elástico em duas direções".

Além da loja online, a marca tem estado presente em alguns eventos e lojas pop-up. Querem alargar ainda mais a sua presença e já têm o futuro bem definido. "Queremos continuar a desenvolver a marca, mantendo o equilíbrio entre performance, estética e responsabilidade. Queremos acima de tudo que as pessoas se identifiquem com aquilo que transmitimos e sintam orgulho em usar os nossos produtos."

Percorra a galeria para conhecer melhor alguns dos calções da nova Diploria.

Leia Também: Na Salis encontra peças de swimwear com um tecido único e 'one size'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10