Com uma onda de calor, é preciso ter alguns cuidados com a casa, beber muita água e também ter alguns cuidados com a alimentação. As temperaturas mais altas têm tendência a diminuir a pressão arterial. Assim, é importante saber o que consumir para evitar este tipo de problemas.
Ana Luzón é especialista em nutrição e ao agregador de blogues HuffPost revelou o que precisa de consumir para fazer com que a pressão arterial não desça em demasia. Começou por explicar o que acontece em alturas de maior calor.
"O calor dilata os vasos sanguíneos, o que causa a queda da pressão arterial. Se somarmos a isso o suor excessivo, perda de eletrólitos, ou seja, de sais minerais e, às vezes, hidratação insuficiente, o risco de hipotensão aumenta", revela a especialista.
Leia Também: O que acontece à tensão arterial se comermos nozes todos os dias?
Tonturas ao levantar-se, visão turva, palidez e suores frios são alguns dos sintomas mais comuns. A alimentação pode ajudar, e muito, nestes casos. "A pressão arterial depende não apenas da água que bebemos, mas também dos minerais que regulam o equilíbrio hídrico, como o sódio, potássio e o magnésio."
Explica que uma dieta pobre neste tipo de nutrientes pode acabar por trazer alguns problemas no futuro, ainda mais em dias de maior calor. "Especialmente se cortarmos sistematicamente no sal ou seguirmos planos restritivos de perda de peso, pode promover este tipos de episódios."
Os aimentos em que deve apostar
Assim, como um dos primeiros alimentos que não devem faltar, estão a água e o sal. "Beber água é fundamental, mas se bebermos apenas sem repor eletrólitos, podemos promover o desequilíbrio. Para pessoas com tendência à pressão baixa, incluir uma pitada de sal nas refeições ou recorrer a alimentos naturalmente salgados é o ideal."
Sopas frias e gaspacho podem também ajudar. "São hidratantes, ricos em potássio e podem incluir uma pitada de sal sem serem enjoativos." Aposte ainda numa seleção de alimentos ricos em potássio.
"Bananas, melão, melancia, damasco e frutas secas são perfeitas.Ajudam a repor os açúcares naturalmente em caso de queda de energia." Tenha ainda por perto carboidratos complexos.
"Uma dieta muito pobre em carboidratos pode promover fadiga e uma sensação de fraqueza." Neste caso, sugere juntar batatas cozidas, arroz, pão integral e leguminosas. O objetivo é "ajudar a estabilizar os níveis de energia e melhorar a tolerância ao calor".
Vegetais são outros dos alimentos essenciais uma vez que fornecem magnésio, potássio e antioxidantes. Por fim, mas um conjunto de alimentos que fazem maravilhas em caso de muito calor. Falamos de azeitonas, queijos e picles.
"Em pequenas quantidades, podem ser úteis para quem tem tendência à hipotensão. Não se trata de usá-los em excesso, mas de não demonizar o sal em contextos em que ele pode ser necessário", continua a especialista.
Mais dicas para evitar a tensão baixa
São várias as formas de prevenir que a tensão baixe. É o caso de evitar longos períodos sem comer. "Especialmente se estiver exposto ao calor ou a praticar exercício, reponha os líquidos e eletrólitos."
Não deve cortar no sal se não for orientado por um especialista, mas também se estiver muito fraco e com tonturas frequentes. Diz ainda que a água é fundamental, mas também que comer bem faz a diferença, tal como as dicas que sugeriu em cima.
Leia Também: O exercício de dois minutos que pode ajudar a baixar a pressão arterial