Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 23º

Covid longa. Estudo diz que resposta imunológica melhora após dois anos

Os resultados de um novo estudo publicado na Nature Communications são promissores. Contudo, os cientistas aconselham cautela na interpretação dos dados.

Covid longa. Estudo diz que resposta imunológica melhora após dois anos
Notícias ao Minuto

10:03 - 19/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Um estudo divulgado na Nature Communications revela que o sistema imunológico apresenta melhorias dois anos depois de ser confrontado com uma infeção por SARS-CoV-2, coronavírus que causa a Covid-19. 

A equipa de cientistas responsável por este estudo acompanha os doentes desde o início da pandemia. Na primeira parte da investigação, publicada em 2022 na Nature Immunology, revelaram que a Covid longa pode durar oito meses. Desta vez, depois de analisarem o mesmo grupo de  pacientes, verificaram melhorias significativas nos marcadores sanguíneos. ", "Os biomarcadores que anteriormente indicavam função imunológica anormal foram resolvidos", dizem.

Leia Também: Covid. Esperança média de vida caiu 1,6 anos em todo o mundo

Ainda assim, os especialistas aconselham cautela na interpretação deste estudo, lembrando que nem todas as consequências da Covid longa são causadas por complicações imunológicas. "Embora seja muito encorajador e um motivo para otimismo, ainda há cerca de um terço dos doentes que identificam algum impacto contínuo na sua qualidade de vida." 

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Covid longa. 'Nevoeiro cerebral' é causado por hemorragias, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório