Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 24º

Come isto sem saber o bem que faz pelos seus ossos

Protege contra a osteoporose.

Come isto sem saber o bem que faz pelos seus ossos
Notícias ao Minuto

09:53 - 27/03/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Que o ovo tem variadíssimos benefícios para a saúde, já todos sabíamos. Mas, agora, um estudo revela que também está associado a uma maior densidade mineral óssea, o que faz deste alimento um aliado contra a osteoporose.

A investigação, publicada na Food and Function, "não é a primeira a demonstrar os benefícios do consumo de ovo", como aponta Weihong Chen, um dos autores do estudo, à revista Health.

Leia Também: O alimento barato que tem em casa e ajuda a controlar açúcar no sangue

Os investigadores descobriram que o ovo pode ajudar a aumentar a densidade óssea e a reduzir o risco de fraturas entre os idosos. Apesar de existirem outros estudos, como um de 2021 publicado no Journal of Midlife Health, os cientistas analisaram mais pessoas desta vez (mais de 19 mil) e basearam-se em dados recolhidos de 2005 a 2018.

O estudo veio provar que as pessoas que ingeriam pelo menos dois ovos grandes por dia apresentavam melhores níveis de densidade mineral óssea nos fémures e na coluna.

Leia Também: Leite de melão é a nova e polémica bebida da moda (não se deixe enganar!)

"A fosfatase alcalina (ALP) é um grupo de enzimas existentes principalmente no fígado, ossos, rins, etcétera, que é um biomarcador do metabolismo ósseo e não faz parte do ovo", referiu Chen. Os autores do estudo descobriram que o consumo de ovos inteiros pode afetar a produção de ALP e aumentar a densidade mineral óssea do fémur e da coluna lombar. "Uma grande parte dos benefícios do consumo de ovos nessas áreas ósseas deve-se à forma como afetam os níveis de ALP."

Além disso, "os ovos são excelente fonte de proteína. Estudos anteriores indicaram o papel indispensável da proteína no metabolismo do cálcio e do fósforo, no transporte de vitaminas e no equilíbrio da remodelação óssea", realçou.

Leia Também: Poucos conhecem este superfruto que reduz o risco de diabetes e obesidade

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório