Uma contratura muscular pode ter várias causas. Desde um mau jeito ao sentar-se, uma má posição ao longo do dia ou até um esforço extra no ginásio. Contudo, pode também indicar algo mais grave, como uma doença renal.
Segundo o 'website' Health Digest, a doença renal crónica pode levar a contraturas musculares. Com o passar do tempo, os rins acabam por não conseguir remover o excesso de líquidos do corpo, o que pode aumentar o risco de infeções.
Leia Também: O que tem de fazer para diminuir o risco de uma doença renal crónica
Quando a função renal é afetada, os músculos acabam por ser também afetados, devido a algum desequilíbrio entre o cálcio e o fósforo. Pode resultar em espasmos, fraqueza, cãibras e dores musculares.
"Pessoas com doença renal tendem a não apresentar sintomas até os estágios mais avançados, quando os rins falham ou quando há grandes quantidades de proteínas na urina", revela o médico Joseph Vassalotti, da National Kidney Foundation.
Urina com sangue, inchaço à volta dos olhos, pés e tornozelos inchados são outros dos sinais a ter em conta para este tipo de doença.
Leia Também: Acha que sabe qual é a importância dos rins para a saúde? Olhe que não