Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 29º

Novo estudo revela o 'segredo' para combater o declínio cognitivo

Investigadores recomendam mudanças simples e que mostraram resultados positivos mesmo em pessoas com demência

Novo estudo revela o 'segredo' para combater o declínio cognitivo
Notícias ao Minuto

19:54 - 08/02/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças neurodegenerativas

Boas notícias! Recentemente, um estudo, disponibilizado na JAMA Neurology, concluiu que um estilo de vida saudável, ou seja, fazer exercício, uma alimentação equilibrada, evitar fumar e limitar o consumo de álcool, ajuda a combater o declínio cognitivo, mesmo em pessoas com demência. 

Para o estudo, a equipa de investigadores analisou os dados de 586 indivíduos, inseridos no Rush Memory and Aging Project, uma investigação de grande dimensão que recolheu informações entre 1997 e 2022 Todos os participantes estavam mortos e tinham sido submetidos a uma autópsia. 

Leia Também: A idade em que deve parar de beber para evitar demência

Foi tida em conta a cognição de cada indivíduo, alguns fatores relacionados com o estilo de vida e resultados de avaliações neuropatológicas. Depois, os cientistas atribuíram a cada indivíduo uma pontuação de estilo de vida, numa escala de zero a cinco, "dependendo da quantidade de exercício físico que faziam, se fumavam ou bebiam álcool, como eram as suas dietas e se estavam envolvidos em atividades cognitivas", explica a Healthline, citando o estudo. 

Graças a isto, os investigadores descobriram que um estilo de vida mais saudável estava associado a uma melhor função cognitiva, independentemente de os participantes terem ou não patologias cerebrais como demência. Para além disso, "as pontuações mais elevadas também foram associadas a níveis mais baixos da placa beta-amiloide, uma proteína que se acumula no cérebro das pessoas com esta condição". 

Tendo isto em conta, a investigação sugere que "os fatores do estilo de vida podem ter um efeito protetor na função cerebral dos adultos mais velhos, mesmo em pessoas que estão a sofrer ativamente um declínio cognitivo".

Leia Também: Jejum pode ajudar a prevenir Alzheimer, sugere estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório