Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 19º

Aumentou de peso nos últimos anos? Surpreenda-se: Este pode ser o motivo

A PronoKal esclarece.

Aumentou de peso nos últimos anos? Surpreenda-se: Este pode ser o motivo
Notícias ao Minuto

18:05 - 05/06/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Peso

Os anos de pandemia foram desafiantes e mudaram as nossas vidas de inúmeras formas. Os níveis de stress e ansiedade aumentaram, assim como as taxas de excesso de peso e obesidade. O que talvez não saiba é que "altos níveis de stress e ansiedade alteram o estilo de vida e estimulam comportamentos que afetam a nossa saúde, incluindo o aumento de marcadores inflamatórios".

Como se explica esta relação entre o stress, a ansiedade e o aumento de peso? Em comunicado, a PronoKal começa por explicar que o stress "é a reação do corpo a uma ameaça reconhecida e, portanto, a ansiedade é a resposta do corpo ao stress". "A principal diferença é que o stress ocorre a curto prazo, enquanto a ansiedade pode perdurar ao longo do tempo. Além disso, a ansiedade pode não ter um gatilho identificável."

Leia Também: As calças já custam a apertar? Três dicas para sentir-se menos inchado

Mau humor, irritabilidade, raiva, tonturas, náuseas, pensamentos negativos, infelicidade geral e sensação de sobrecarga são sintomas de stress. Já inquietação, tensão, nervosismo, sensação de inquietação ou medo correspondem a sinais de ansiedade. Por sua vez, batimentos cardíacos acelerados, respiração acelerada, diarreia ou prisão de ventre são alguns sintomas comuns entre stress e ansiedade.

Como o stress e a ansiedade geram uma sensação de mal-estar geral no nosso corpo, algumas pessoas recorrem à comida como veículo de descarga emocional. Um estudo mostra que os alimentos que possuem maior concentração de açúcar são os que proporcionam maior satisfação ou prazer. Desta forma, o nosso corpo tende a consumi-los se estiver stressado ou ansioso. Isso junta-se ao facto de que o stress e a ansiedade promovem uma ingestão excessiva de alimentos, tornando-os mais apetitosos e menos satisfatórios, alterando a nossa dieta, referem os cientistas.

Leia Também: Se quer perder peso, o melhor é começar a fazer estas trocas simples

"A relação entre o stress, a ansiedade e a alimentação pode ocorrer principalmente pela velocidade com que vivemos hoje, afetando diversas áreas, inclusive a forma como nos alimentamos, refletindo-se em determinados comportamentos, como comer muito rápido, não tomar o pequeno almoço ou apenas tomar um café, comer grandes quantidades ao jantar, entre outros hábitos alimentares também culturalmente promovidos pela sociedade em que vivemos", pode ler-se em comunicado. A PronoKal acrescenta que "as necessidades nutricionais são atendidas inadequadamente do ponto de vista calórico e nutricional". Além disso, "existem maus hábitos e conhecimentos errados em relação à alimentação".

Por isso, a PronoKal propõe algumas orientações que ajudam a fugir ao stress.

Recomendações dietéticas:

Dois litros de água por dia

Mantenha uma hidratação correta bebendo dois litros por dia. Assim evitará sentir-se exausto, fraco ou tonto, e vai melhorar o desempenho físico e mental.

Leia Também: Doce adorado por muitos ajuda a evitar perdas de memória (mas não abuse!)

Cinco a seis refeições diárias

Comer regularmente a cada três ou quatro horas e manter determinados horários, favorece o controlo da saciedade. Tente distribuir a sua alimentação em 5 ou 6 doses diárias.

Consumo de frutas e vegetais

Frutas e legumes, essenciais para neutralizar os efeitos do stress, são uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais.

Consumo de grãos integrais e leguminosas

Escolha carboidratos de baixo índice glicémico, como grãos integrais e legumes. Eles reduzem a ansiedade e os desejos ao longo do dia. Além de ajudarem a melhorar o nosso humor, graças ao seu alto teor de triptofano.

Dha Vita

Formado por ácidos gordos essenciais, ajuda a reduzir a inflamação causada pelo stress e melhora a qualidade do sono.

Leia Também: Cinco conselhos de uma nutricionista para prevenir a prisão de ventre

Simbióticos

O stress altera seriamente a flora bacteriana do nosso organismo. Nutrir a flora intestinal com bactérias amigas é importante para o bom funcionamento do nosso corpo e ajuda no bem-estar psicológico.

Controle o consumo de determinados alimentos

Alimentos a evitar ou reduzir em situações de stress: cafeína, bebidas estimulantes, gorduras saturadas e açúcares refinados. O café juntamente com bebidas estimulantes em grandes doses causa inquietação, nervosismo e insónia. Em momentos de stress é comum recorrer a alimentos calóricos, ricos em açúcares refinados e gorduras. Isso leva a uma alimentação inadequada que, a longo prazo, pode causar problemas de excesso de peso e obesidade.

Leia Também: Nunca ignore este sinal de alerta nos dedos, senão vai arrepender-se

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório